Plano diretor- o que é, e para que serve?

Dicas Rápidas e Curiosidades - Plano diretor- o que é, e para que serve? - Jundiai - Itupeva - SP

Pela primeira vez na história, foi incluído um capitulo especifico para a política urbana, A Lei Federal 1988, que previa vários instrumentos para garantir função social para as cidades e municípios e a democratização da gestão urbana, (artigos 182 e 183) Constituição Federal de 1988.

 Desde então, gerenciar uma cidade, saber dos desafios e das soluções que cabe às autoridades, ficou mais fácil, passamos a ter um manual de instruções para gerir cidades, ou seja , passamos a ter o Plano Diretor:

Plano Diretor é uma lei federal, que deve ser elaborada com a participação de toda a sociedade. Através dele pode se organizar o crescimento e o funcionamento do município. No Plano Diretor  pode se  projetar o futuro da cidade de acordo com o que a sociedade decidir.

Existe uma série de definições para o Plano diretor, porém abaixo segue uma  explicação simples, somente para que você saiba um pouco mais sobre o seu significado e importância.

 O Plano Diretor deve conter os objetivos para todo o desenvolvimento urbano de um município, e deve estar de  acordo com o Estatuto das Cidades, o plano torna-se  obrigatório para municípios que:

– Possuem mais de 20 mil habitantes;

– Que fazem parte de regiões metropolitanas;

– São municípios turísticos; ou que possuí obras que  colocam em risco o meio ambiente ou que mudam muito uma região exemplo, (aeroportos,rodovias, hidrelétricas),etc: Para

Para que Planejar:

 Para superar problemas existentes sem deixar de considerar os potenciais, sociais, econômicos e ambientais: Para garantir em tempo presente e futuro, o uso democrático dos recursos materiais  sustentável, dos recursos materiais disponíveis: Para que as cidades se tornem  um beneficio coletivo com capacidade de melhorar a qualidade de vida dos seus moradores e usuários em geral : Para que todos os moradores possam assumir a tarefa de construir um futuro melhor para a cidade, promovendo os direitos de cidadania.

Quais as etapas do Plano Diretor na sua ordem:!º

1º- Identificar os problemas e a realidade do Município

2º  Escolher e traçar os temas e objetivos a serem trabalhados

3º Escrever quais as propostas do Plano Diretor

4º Providenciar o envio da proposta aos Governantes

5º Estabelecer os prazos e as formas de colocar este plano em prática

6º  Estabelecer prazos para constantes revisões,  as cidades sofrem mudanças, e os Planos devem estar adequados a todas as mudanças.e

O Plano diretor tem como função, propiciar as cidades  o crescimento e o desenvolvimento econômico em bases sustentáveis, garantir o atendimento a todas as necessidades básicas do cidadão , como a implantação de saneamento, segurança moradia , etc, enfim fazer cumprir o Estatuto da Cidade.

É  de inteira  importância para gerenciar as cidades, é com ele que as autoridades governamentais definem os rumos e os caminhos a serem seguidos, como tudo na vida, as cidades só crescem de forma ordenada se tiver planejamento, e isso só é possível com a aplicação do Plano Diretor.p

Portanto se sua cidade possuí mais de 20.000 habitantes e ainda não tem um Plano Diretor, procure sua Prefeitura, cobre seus governantes, uma cidade melhor e planejada é um direito social que nós cidadãos devemos ter podemos e devemos participar.


Salles Imóveis - Confiança e Credibilidade
Atendimento ao Cliente
(11) 4525-0267 (11)95201-8623

Para Pensar: "Seus sonhos começam a ser realizados quando você conquista o seu espaço, o seu lugar desejado para a vida acontecer!"

E quando estiver pronto, conte com a equipe da Salles Imóveis!


Encontre seu Imóvel
PESQUISAR NO BLOG
PESQUISAR IMÓVEIS
AOS CLIENTES

Escolha o imóvel que mais se adequa ao seu perfil, o restante nós cuidamos para você!

Fale no WhatsApp