Vender um imóvel com sucesso depende de uma série de fatores

Dicas Rápidas e Curiosidades - Vender um imóvel com sucesso depende de uma série de fatores - Jundiai - Itupeva - SP

Vender um imóvel com sucesso depende de uma série de fatores, muitos deles alheios a nossa vontade, tais como crise na economia, instabilidade política, êxodo urbano, crises hídricas e energéticas, entre outros que podem ajudar ou atrapalhar (muito!) seus objetivos. Claro, a sorte também, por que não? Pode ser uma grande aliada.

No entanto, não adianta culpar somente os fatores externos. Existem alguns cuidados que você pode tomar para que sua venda seja mais rápida e o valor não desaponte. Uma casa bem preparada pode aumentar em até 20% seu valor e reduzir o tempo de venda em alguns meses. Vamos às dicas:

  1. Escolha bem a Imobiliária na qual quer anunciar seu imóvel: Procure saber na sua cidade se alguma imobiliária não trabalha de forma ética e profissional. Existem bons e maus profissionais em qualquer ramo, não é verdade? Pois fique atento a alguns “profissionais” que possam prejudicar sua venda. Avaliações muito fora de mercado (tanto para cima quanto para baixo), contratos e documentações feitos de forma claramente amadora ou tentar forçar uma venda na qual você não se sente à vontade em fazer podem ser indícios de que a coisa não vai bem. Procure sempre alguém que tenha, acima de tudo, uma postura profissional para cuidar da venda de seu imóvel.
  2. Mantenha a documentação em dia: “Ainda não tenho a documentação da casa, mas quando tiver um comprador eu corro atrás.” Não cometa esse erro! Muitas vendas não vão para frente por conta do atraso na documentação. Meses de visitas ao seu imóvel, expectativa a cada possível comprador, até você finalmente conseguir uma proposta adequada e então: o comprador desiste, pois acha que seu imóvel pode dar “dor de cabeça”. Se antecipe a qualquer percalço. Assim que colocar seu imóvel à venda veja se a documentação está em dia e se o imóvel está apto a ser transferido à outra pessoa. Caso tenha alguma dúvida sobre a documentação de seu imóvel, entre em contato conosco. Teremos prazer em auxiliar.
  3. Se possível, quite a dívida de seu imóvel: Sabemos que isso pode não ser tão fácil assim, mas saiba que vender um imóvel desimpedido é sempre mais fácil do que vendê-lo atrelado a uma dívida. Caso tenha recursos, quite o financiamento do imóvel antes de colocar a venda e suas chances de concretizar uma proposta aumentam significativamente.
  4. Deixe o imóvel desocupado: Às vezes temos que vender a casa onde moramos, e aí não tem jeito, temos que receber os compradores em nosso lar. Mas, se existe a possibilidade de deixar o imóvel livre, as chances de venda aumentam bastante. O comprador se sente mais a vontade para visitar o imóvel, repetir visitas, e o agendamento da visita pelo corretor fica muito mais fácil. Deixar uma chave com uma imobiliária de confiança também facilita muito, pois diminui a necessidade de agendamento com o proprietário, vizinho, inquilino ou caseiro. Mas aqui vai uma dica valiosa: se possível, deixe alguns móveis. Os móveis ajudam a dar dimensão ao imóvel, pois casas completamente vazias dificultam a visualização do espaço.
  5. Faça manutenção preventiva: O comprador fica maravilhado com sua casa, já está começando a imaginar sua nova vida, as crianças brincando no quintal, as visitas jantando felizes na sala nova até que ele abre a porta do quarto e pronto! Ele volta à realidade quando a maçaneta sai em sua mão, o interruptor não funciona, a torneira está pingando. Toda venda vai por água abaixo. Não é frustrante? Pois então, deixar a casa funcionando evita que os compradores pensem em problemas e imaginem somente a tranquilidade de morar na nova casa. Vale o esforço.
  6. Invista no imóvel: Além de deixar a casa funcionando, sem partes quebradas ou em mau funcionamento, pode ser também recompensador ir um pouco além. Pintar as paredes, colocar um piso novo, fazer paisagismo no quintal, entre outras melhorias tendem a ser recompensadoras e fazer seu imóvel valer muito mais e ter maior liquidez. Sem dúvida, vale o investimento.
  7. Pense neutro: Na hora de investir no seu imóvel para a venda, lembre-se que gosto é uma coisa muito pessoal. Uma pintura colorida pode ser linda aos seus olhos, mas pode não ser para o comprador. Invista em cores neutras e claras, que dão sensação de amplitude e espaço, tanto nas paredes quanto no piso. Tire adereços desnecessários como gnomos de jardim, estatuetas e quadros religiosos ou culturais, miniaturas de animais, instrumentos musicais, cinzeiros, etc. Isso vale para os móveis também. Lençóis, cobertores e toalhas de mesa com cores neutras e sem muitos desenhos também ajudam.
  8. Limpeza constante: Por fim, mantenha seu imóvel sempre limpo. É bem mais provável que o comprador se apaixone pelo seu imóvel se este estiver limpo e arrumado. Espaços sujos e desarrumados causam a impressão de o ambiente ser menor do que realmente é. Muitas casas a venda também ficam muito tempo fechadas e acabam com mau cheiro e muito pó. Tente abrir as janelas e passar um pano de vez em quando.

Com essas dicas você terá muito mais sucesso na venda de seu imóvel. Mas, em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco, teremos prazer em auxiliá-lo em sua venda. Conte sempre com a Salles.

Por: Daniel Carezzato


Salles Imóveis - Confiança e Credibilidade
Atendimento ao Cliente
(11) 4525-0267 (11)95201-8623

Para Pensar: "Seus sonhos começam a ser realizados quando você conquista o seu espaço, o seu lugar desejado para a vida acontecer!"

E quando estiver pronto, conte com a equipe da Salles Imóveis!


Encontre seu Imóvel
PESQUISAR NO BLOG
PESQUISAR IMÓVEIS
AOS CLIENTES

Escolha o imóvel que mais se adequa ao seu perfil, o restante nós cuidamos para você!

Fale no WhatsApp