Habiterra – O Sistema Construtivo Mexicano de Baixo Custo

Dicas de Construção e Arquitetura - Habiterra – O Sistema Construtivo Mexicano de Baixo Custo - Jundiai - Itupeva - SP

Gostamos muito de abordar sistemas construtivos por aqui, e temos notado um crescente número desses sistemas que utilizam desenhos de intertravamento de blocos parecido com brinquedos de encaixe, muitos até muito semelhantes aos famosos blocos de montar da Lego

Dentre esses sistemas que postamos um se destacou pelo desenho peculiar de seus blocos e sua promessa de uma residência de baixo custo e um cronograma de poucos dias: o Habiterra. Idealizado no México, a ideia e espalhar sua forma de construção em locais onde o baixo custo seja um dos principais requisitos.

 O Habiterra é um bloco que tem a pretensão de substituir o bloco de concreto convencional. Seu desenho permite um intertravamento que dispensa o uso de argamassa para assentamento e também garante um correto alinhamento e prumo. Diante disso a fabricante garante que pode aumentar a produtividade em até 10 vezes, mesmo utilizando uma mão de obra não qualificada.

 Também pode-se destacar que os reforços armados ou grauteamento são de fácil execução, devendo ser posicionados nas interseções de alvenaria e a cada 120cm, utilizando barras de aço posicionadas através das seções vazadas do próprio bloco. Isso acaba dispensando a utilização de fôrmas e equipamentos pesados.

 A montagem dos blocos gera um módulo preciso de 40x40cm e a arquitetura deve ser adaptada à isso. Por outro lado o número de tipos de blocos é reduzido, assim como a necessidade de cortes para adaptação.

 Os blocos são de baixo peso (metade de um bloco de concreto padrão), o que melhora a trabalhabilidade, reduz o risco de acidentes e lesões laborais.

 Segundo uma análise da fabricante, uma equipe de 1 pedreiro e 2 serventes pode assentar entre 150 a 300 blocos de concreto por dia, enquanto em um experimento que fizeram em uma casa de 47 m2 na cidade de Puebla no México, conseguiram atingir a impressionante marca de 1.200 blocos assentados por dia, por equipe.

 A tipologia de fundação para o sistema é uma espécie de radier nervurado, utilizando blocos de poliestireno expandido (isopor) para formação dos vazios estruturais, treliças (para vigas) e malhas (para capa) de aço em conjunto com o concreto, para formar as seções resistentes. A tubulação de serviço deve ser passada como no sistema convencional, tanto na fundação quanto nas paredes.

 A cobertura utiliza painéis de vigas treliçadas e também poliestireno expandido, que podem ser facilmente posicionados acima da superestrutura para posterior concretagem e cimbramento reduzido.

 As paredes devem ser impermeabilizadas dos dois lados (interno e externo) utilizando matriz cimentícia ou liga-acrílica reforçada com fibras. A proprietária do sistema garante que a ausência de argamassa no assentamento reduz significativamente os problemas de patologias causadas pela umidade.

 A grande vantagem do sistema seria a significativa redução do cronograma de execução da superestrutura: dois dias para o levantamento de todas a alvenaria estrutural e um dia para a cobertura.

 

Características Especiais:
 
1. Blocos Habiterra são montadas para garantir a estabilidade e força.
 
2. Habiterra não requer blocos de argamassa para a montagem. As juntas não sofrer contração e as paredes podem subir em todas as condições meteorológicas tão rapidamente quanto eles podem colocar os blocos. sobre a fundação de betão e os cantos é usado para proporcionar uma resistência adicional.
 
3. blocos Habiterra são auto-nivelamento. Uma vez que a primeira linha foi colocada sobre uma superfície plana, as linhas restantes são montados nivelamento parceiro e manter uma constante.
 
4. blocos Habiterra foram projetados para uso com materiais de construção locais. Em muitos lugares você pode construir uma estrutura de concreto com materiais e mão de obra disponíveis no local.
 
5. blocos Habiterra pode ser terminada dentro ou fora, com qualquer material que permita produzir um edifício que reflete condições locais.
 
6. Habiterra unidades residenciais fornecer uma barreira térmica natural. O calor tem de ser transferida por meio de uma fina camada de ar a partir de uma face da parede para o outro.
 
7. sistema de construção Habiterra também reduz a infiltração de água, fogo ou infestação de insetos.
 
Fonte: construindoo

 


Salles Imóveis - Confiança e Credibilidade
Atendimento ao Cliente
(11) 4525-0267 (11)95201-8623

Para Pensar: "Seus sonhos começam a ser realizados quando você conquista o seu espaço, o seu lugar desejado para a vida acontecer!"

E quando estiver pronto, conte com a equipe da Salles Imóveis!


Encontre seu Imóvel
PESQUISAR NO BLOG
PESQUISAR IMÓVEIS
AOS CLIENTES

Escolha o imóvel que mais se adequa ao seu perfil, o restante nós cuidamos para você!

Fale no WhatsApp