Vantagens da Casa de Madeira

Dicas de Construção e Arquitetura - Vantagens da Casa de Madeira - Jundiai - Itupeva - SP

Casas de madeira: quais as vantagens e desvantagens?

Baixo custo e menor tempo de construção são algumas das vantagens, porém manutenção deve ser muito específica.

As casas de madeira pré-fabricadas são uma alternativa escolhida por muitas pessoas para evitar gastos de energia e dinheiro com arquitetos, pedreiros, materiais de construção e acabamento. Você pode escolher entre vários modelos existentes, fazer o pagamento e apenas aguardar a instalação, que ficará a cargo da empresa contratada.


A maioria das casas de madeira pré-fabricadas são utilizadas no Brasil como sítios, mas é plenamente possível que elas sejam a sua casa na cidade, como é usual nos Estados Unidos, por exemplo. A verdade é que faltam informações sobre essas opções e, por isso mesmo, elas não são tão populares. Pensando nisso, preparamos um artigo pra você.

Vantagens da casa de madeira Quer saber algumas vantagens de optar pela casa de madeira? Confira:


Aconchego
As casas de madeira passam toda uma sensação de aconchego e acolhimento, pois a cor da madeira é quente e remete ao campo e à natureza. É uma ótima aposta para quem gosta de rusticidade e um ambiente caloroso.

Baixo custo
Em certos casos, as casas de madeira podem ser até 60% mais baratas que as casas de alvenaria. Isso porque ela dispensa o uso de cimento, tijolos, tintas, pedreiros, arquitetos e tantos outros detalhes necessários à sua construção.

Tempo de construção
O tempo de construção é bastante inferior à de uma casa de alvenaria. Em poucos meses é possível vê-la completamente erguida, pronta para os novos moradores.

Isolamento térmico
A madeira é um ótimo isolante térmico e mantém a casa em uma temperatura neutra, nem tão quente no verão e nem tão fria no inverno. Para os “friorentos”ou “calorentos” essa pode ser uma ótima opção.

Durabilidade
Quando feita com madeira de boa qualidade e ganhando tratamento adequado ao longo dos anos, as casas podem durar muitos anos. É um mito a ideia de que as casas de madeira duram menos que as convencionais.


Desvantagens da cada de madeira

As casas de maneiras também apresentam algumas desvantagens em relação às construções convencionais. Confira quais são elas:

Manutenção
Para que tenha durabilidade e resistência, as casas de madeira devem receber um tratamento especial na área externa e interna. Recomenda-se passar verniz de base aquosa de 4 em 4 anos para a parte externa e 20 em 20 anos para a parte interna. Além disso, é necessário tratar o solo do terreno antes de receber a casa para evitar a infestação de cupins.

Riscos
Em locais com riscos de desastres naturais, como enchentes, furacões e deslizamentos, as casas de madeira podem não oferecer a estabilidade e força necessária para suportá-los, sendo preferida, nesses casos, as casas de alvenaria.

Ruídos
Pode ser que certas construções apresentem os rangidos típicos da madeira, chegando ao ponto de incomodar os seus moradores. Ao pisar em certos pontos, ou abrir portas e janelas, esses ruídos podem persistir e se tornar um problema para os moradores que apreciam o silêncio.

Casa de madeira: conheça o projeto e suas vantagens

Construir uma nova casa pode ser caro e trabalhoso, já que envolve muita coisa como a compra de um terreno, a contratação de uma arquiteta para a produção do projeto e, por fim, a obra. Uma boa alternativa são as casas de madeira pré-moldadas. Elas caem bem em qualquer região e em qualquer clima.

Aconchegante, este tipo de imóvel é construído rapidamente e projetado com o gosto do cliente. São muitas opções e o valor cobrado varia de acordo com o desenho e tamanho da casa. Segundo Rodolfo Dias, vendedor da empresa BonCasa, a casa já é construída na fábrica e vai pré-moldada para o local de instalação. Um projeto de 100 m² é finalizado em apenas 15 dias.

“A casa é agradável, no inverno ela é quente e no verão se torna fresca. [O Cliente] pode montar do jeito que quiser e, se um dia quiser aumentar, é fácil de fazer por ser uma obra limpa e sem muita sujeira”, diz Dias.

Toda parte estrutural, além das paredes, é feita em madeira de lei, Peroba ou Grápia, e com acabamento em cedrinho. As paredes têm sistema de painéis, revestidas com lambri. O assoalho de madeira é colocado nas salas, quartos e corredores. A cozinha, banheiro e varanda são entregues no contra-piso. O que fica por conta do comprador são os azulejos da cozinha e do banheiro. A empresa entrega, ainda, a casa envernizada, com portas, janelas, telhas e manta térmica.

Um ponto interessante é que o valor da obra, dificilmente, sai do preço inicial e do tempo indicado para construção.

“O cara que compra a nossa casa já sabe quanto vai gastar no final da obra. Ele consegue ter um controle melhor dos gastos. Em até trêss meses a casa está pronta”, afirma Dias.

Segundo Dias, atualmente o público que mais procura por este tipo de imóvel é da classe A, mas é viável para qualquer pessoa. 

“O nosso cliente procura um produto nobre e tem um terreno um pouco maior. Nós atendemos em qualquer região, seja praia, cidade ou campo”, diz o vendedor.

Por ser um isolante térmico natural, a madeira dificilmente provoca incêndios, segundo Dias. O conforto é percebido através da manutenção da temperatura em qualquer época do ano. A capacidade da madeira de absorver calor é dez vezes menor do que o cimento e 40 vezes menor que o tijolo.

Já sobre os cupins, é recomendável que o solo da construção seja imunizado. Mesmo assim, a madeira utilizada é de boa qualidade, com resistência natural ao cupim, segundo o atestado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Manutenção – Por lei, as empresas são obrigadas a dar cinco anos de garantia em caso de problemas estruturais. A manutenção que o proprietário deve fazer para manter a casa bem conservada é simples e não exige mão de obra especializada.

A cada dois anos é necessário passar uma lixa para tirar o brilho do verniz e aplicar uma nova mão na parte externa, por conta da incidência de raios solares na madeira. O verniz utilizado é o marítimo, que possui filtro solar e aguenta grandes pancadas de chuva em sua estrutura.

Na parte interna da casa é aconselhado que o mesmo procedimento seja executado de quatro a seis anos após a primeira aplicação.

Na parte da limpeza interna, de pisos e paredes, Dias diz que o melhor a se fazer é passar um pano úmido pela casa.

Além da construção – O proprietário fica responsável por toda a parte hidráulica do imóvel, além e outros itens. Veja a lista de coisas que não estão inclusas nos projetos da BonCasa:

Parte elétrica, hidráulica, alvenaria de banheiro, alicerce de varanda, cozinha e revestimento, material para base, areia, cimento, cal, tijolos, vidros, caixa-d´água, fossa, raspagem de assoalho, sinteco, terraplanagem e compactação do solo, embalsamento do telhado, calhas, rufos, lustres, documentação e aprovação junto ao órgão competente.

Fonte: Zap - ImovelWeb


Salles Imóveis - Confiança e Credibilidade
Atendimento ao Cliente
(11) 4525-0267 (11)95201-8623

Para Pensar: "Seus sonhos começam a ser realizados quando você conquista o seu espaço, o seu lugar desejado para a vida acontecer!"

E quando estiver pronto, conte com a equipe da Salles Imóveis!


Encontre seu Imóvel
PESQUISAR NO BLOG
PESQUISAR IMÓVEIS
AOS CLIENTES

Escolha o imóvel que mais se adequa ao seu perfil, o restante nós cuidamos para você!

Fale no WhatsApp