Steel Frame, Wood Frame e Isopor - Obra seca e rápida

Engenharia e Arquitetura - Steel Frame, Wood Frame e Isopor - Obra seca e rápida - Jundiai - Itupeva - SP

Obra seca e rápida: conheça sistemas construtivos muito eficientes

Isopor, wood frame e steel frame ajudam a construir paredes e lajes de forma rápida, limpa e com menos gasto

Laje de isopor, parede com placa de OBS, armação de aço ou de madeira. Esses materiais conseguem pouco a pouco desfazer a impressão equivocada de fragilidade. “O som oco das batidinhas na parede não indica não indica menos durabilidade e conforto”.

O QUE É CONSTRUÇÃO SECA?

Construção seca é um método de construir  diferente da alvenaria tradicional, principalmente, porque dispensa o uso de cimento preparado em obra, os tijolos  e as armações convencionais; e pode ser planejada de forma tão racional, que o desperdício pode chegar a zero. Os métodos mais conhecidos  são o Wood Frame (que leva perfis de madeira) e o Steel Frame (que leva perfis metálicos).

STEEL FRAME

Evolução do wood frame, esse é hoje o método de construção seca mais usado no Brasil. A grande diferença é a substituição da madeira pela armação de aço galvanizado – peças leves produzidas na fábrica, vedada por painéis cimentícios, drywall ou OSB. Assim como no wood frame,as paredes têm capacidade estrutural e com elas é possível erguer até cinco pavimentos.

Os perfis são dispostos a cada 40 ou 60 cm sobre uma base de concreto (na maioria dos casos, o peso exíguo da estrutura permite fundações menos elaboradas) e unidos por parafusos. Em seguida, vêm as camadasde fechamento, entre as quais passam encanamentos,fios e um recheio de lã mineral ou de poliéster, afim de reforçar o isolamento termoacústico (esse desempenho cresce com o número de placas e a quantidade de lã do miolo). Uma casa de 250 m2 pode ser erguida em três meses.

Como as peças chegam prontas ao local onde são montadas, o entulho é mínimo. Os fabricantes de perfis metálicos  costumam treinar a mão de obra. Quem mais faz: Casa Micura, Flasan, LP Brasil,Perfila, Steel Eco, Steelframe e US Home.

Steel Frame Jundiaí

O Steel Frame é um tipo de sistema construtivo que usa basicamente perfis de aço galvanizado que formam a estrutura da construção, além de elementos como placas de fechamento interno e externo (que podem ser placas de gesso acartonado, placas cimentícias,  painéis de OSB ou painéis de madeira), isolantes termo-acústicos (lã de vidro, lã de rocha, tratamento de juntas) e impermeabilizantes.

Os demais elementos são convencionais como instalações elétricas, hidráulicas e acabamentos. As obras feitas nesse sistema são rápidas, limpas e secas.

O custo varia de acordo com o projeto, mas costuma ser mais barato que uma obra convencional, principalmente porque esse método possibilita a racionalização no processo construtivo, reduzindo a geração de resíduos, ampliando a eficiência energética com menor consumo de materiais e reutilizando recursos naturais.

O modelo é totalmente industrializado, então, ao projetar uma casa, o arquiteto terá em mãos a projeção correta do total de materiais que será utilizado, incluindo a carga horária que será trabalhada em cada fase da execução da obra.

Como a construção em steel frame é muito rápida, os projetos devem estar prontos antes do início da obra para que os materiais sejam comprados de acordo com o cronograma da obra e que é muito preciso. Apesar da construção ser feita por módulos de encaixe industrializados, ela pode ser feita em qualquer estilo e tamanho, além de diferentes distribuições internas.

A fundação básica deste tipo de construção é o Radier , que é uma laje de concreto com cerca de 15 cm de espessura e que dispensa a perfuração do solo para a execução de brocas, sapatas ou cravação de estacas.

O terreno deve ser nivelado e preparado para receber o concreto… colocando uma camada de brita sobre a terra e uma manta impermeabilizante sobre a brita. O Radier é feito em toda extensão da casa, incluindo as calçadas laterais, as áreas para varanda e garagem.

Sobre o Radier são colocadas as chapas de aço para a fixação da estrutura metálica. Nessas chapas são marcadas as posições dos perfis para a construção do sistema em “steel frame”. Existem empresas que já executam o pacote de projetos para este sistema construtivo, indicando todos os materiais e custos da obra antecipadamente.

WOOD FRAME

Desenvolvido nos Estados Unidos durante o século 19, esse sistema inovou ao padronizar e industrializar os elementos construtivos de uma edificação. Depois, se espalhou por Canadá, Alemanha e Chile. Nele, as casas são levantadas com montantes de madeira, em geral pínus tratado contra cupins e umidade. No fechamento, usavam-se tábuas largas na horizontal, mas hoje é mais comum adotar placas de drywall ou OSB (chapas de lascas de madeira prensadas) com ou sem revestimento cimentício.

Disponível no Brasil há 14 anos, só agora começa a se disseminar, sobretudo em regiões com boa oferta de madeira reflorestada, como o Paraná e o Espírito Santo. “Se pretendemos melhoraro clima e cuidar da natureza, é imprescindível passarmos a usar matéria-prima renovável e industrializar os processos”,   vantagens como a redução de 80% das emissões de CO2 durante a construção e de 85% dos resíduos do canteiro. O tempo de obra é ao menos 25% menor que na alvenaria comum.

A oferta de mão de obra, ponto crítico nos vários sistemas do gênero, é melhor neste caso, em que as paredes são montadas na fábrica e levadas prontas para a obra. Uma casa de 250 m2 é erguida em aproximadamente 90 dias.


Salles Imóveis - Confiança e Credibilidade
Atendimento ao Cliente
(11) 4525-0267 (11)95201-8623

Para Pensar: "Seus sonhos começam a ser realizados quando você conquista o seu espaço, o seu lugar desejado para a vida acontecer!"

E quando estiver pronto, conte com a equipe da Salles Imóveis!


Encontre seu Imóvel
PESQUISAR NO BLOG
PESQUISAR IMÓVEIS
AOS CLIENTES

Escolha o imóvel que mais se adequa ao seu perfil, o restante nós cuidamos para você!

Fale no WhatsApp