Jundiaí, Louveira, Itupeva e Vinhedo querem se tornar a ‘Orlando Brasileira’

Notícias - Jundiaí, Louveira, Itupeva e Vinhedo querem se tornar a ‘Orlando Brasileira’ - Jundiai - Itupeva - SP

Jundiaí, Louveira, Itupeva e Vinhedo querem se tornar a ‘Orlando Brasileira’. Os representantes das quatro cidades vêm discutindo desde o ano passado a criação do primeiro Distrito Turístico de São Paulo. Segundo o Estadão, devido aos parques como Hopi Hari, Wet’n Wild e também o Outlet Premium e o Shopping Serra Azul, na rodovia dos Bandeirantes, a região é o segundo núcleo turístico do Estado, perdendo apenas para Aparecida do Norte. Por ano, cerca de 7 milhões de pessoas passam por aqui em busca de diversão. As quatro cidades querem fomentar o turismo, alavancar a economia e gerar empregos, nos moldes do Distrito Turístico de Orlando, na Flórida, onde fica o complexo da Disney. Além dos parques e das rodovias, a região conta ainda com o aeroporto de Viracopos, elemento fundamental para transformar a região em um enorme polo turístico. Não foi citado prazo para que o projeto comece a sair do papel. Porém, os municípios envolvidos querem que isto ocorra o mais rápido possível.

Os prefeitos pedem o apoio do Governo do Estado. Conforme a reportagem do Estadão, “ Distrito Turístico deverá ser uma área exclusivamente destinada a atividades de turismo, lazer e entretenimento, seguindo normas de ocupação, através de zoneamento e código de obras específicos e projeto nas Câmaras Municipais aprovando níveis de autonomia especiais para a administração do Distrito. O conceito geral do projeto é a criação de um local com uma infraestrutura operacional que atenda perfeitamente todos os empreendimentos a serem implantados. Os empreendimentos são idealizados de modo a serem implantados individual e independentemente, sendo porém complementares entre si, funcionando em perfeita harmonia e sem concorrência direta. O ambiente geral deverá ter um tratamento totalmente diferenciado, propício à atividade turística, com grande conforto visual, imensas áreas verdes, modernas vias de tráfego, paisagem e sinalização especiais e excelente esquema de segurança”.

Jundiaí Agora (JA) entrou em contato com as quatro prefeituras envolvidas no projeto. Apenas Jundiaí e Vinhedo responderam. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí, a proposta vem ao encontro das estratégias de desenvolvimento turístico da cidade, que já estabeleceu a região do Traviú, (conhecida como Rota da Cultura Italiana), como área a compor o Distrito Turístico. Conforme os primeiros estudos realizados, esta área foi classificada como de interesse turístico de Jundiaí.

Ainda de acordo com a nota, Distrito Turístico será benéfico por vários motivos: garantirá a preservação e conservação de suas áreas de abrangência, regulando as atividades permitidas, o que evitará a instalação de negócios que possam ser agressivos ao meio ambiente e a preservação da cultura local. Além disso, será também uma importante estratégia de incentivo à implantação de novos empreendimentos, relacionados ao setor de turismo, que beneficiarão diretamente a economia local e regional.

A Prefeitura acredita que a diversificação de atrativos prevista certamente ampliará o número de turistas recebidos em Jundiaí, impactando diretamente outros segmentos, como a hotelaria, serviços de alimentação e comércio de artesanato e outros itens de interesse dos visitantes. “O primeiro Distrito Turístico brasileiro será capaz de tornar toda região numa importante referência em termos de destino consolidado em nosso país”, encerra a nota.

Já segundo a assessoria de imprensa de Vinhedo, reuniões ocorreram entre representantes das prefeituras e também do parque aquático Wet’n Wild (foto principal). Porém, em decorrência das eleições municipais e depois, com as mudanças de alguns prefeitos, as discussões estavam paradas, mas voltaram a ser debatidas com profundidade nas últimas semanas.

O prefeito Jaime Cruz, de Vinhedo, esteve com o secretário estadual de Turismo, Laércio Benko, para falar da importância da criação do primeiro Distrito Turístico do Estado para a economia das cidades envolvidas, bem como para pedir apoio na sua implantação.
“São ações concretas para que o projeto se torne realidade o mais rápido possível, o que possibilitará a atração de investimentos e a geração de emprego, algo tão importante para a economia dos municípios, principalmente em época de crise financeira”, afirma a nota.

Fonte e foto: Jundiaí Agora

 


Salles Imóveis - Confiança e Credibilidade
Atendimento ao Cliente
(11) 4525-0267 (11)95201-8623

Para Pensar: "Seus sonhos começam a ser realizados quando você conquista o seu espaço, o seu lugar desejado para a vida acontecer!"

E quando estiver pronto, conte com a equipe da Salles Imóveis!


Encontre seu Imóvel
PESQUISAR NO BLOG
PESQUISAR IMÓVEIS
AOS CLIENTES

Escolha o imóvel que mais se adequa ao seu perfil, o restante nós cuidamos para você!

Fale no WhatsApp