ITBI- (Imposto sobre transmissão de Bens Imóveis), saiba um pouco mais

Assim que vendemos um imóvel, o comprador, após a aquisição, fica responsável pelo pagamento de algumas despesas relativas à transmissão de titularidade para seu nome através de escritura definitiva de compra e venda.

Entre estas despesas estão, as taxas e emolumentos de cartório incluindo o registro no cartório de imóveis, e o recolhimento do  ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis), que é um tributo municipal.

Este tributo em algumas cidades podem ser recolhidos  previamente, através de guia expedida pela prefeitura, ou ser pago no ato da lavratura da escritura e ser recolhido pelo cartório posteriormente, a forma de recolhimento varia de cidade para cidade.

O valor do tributo tem variáveis de acordo com a Prefeitura de cada cidade, vamos dar 3 exemplos à seguir, em Itupeva no interior de SP, a taxa cobrada de ITBI é de 2,0% do valor do negócio fechado, em Jundiaí o percentual cobrado é de 2,5%, e  em uma cidade como São Paulo por exemplo a cobrança do imposto pode  chegar à 3%  ou mais. Geralmente os percentuais de valores cobrados ficam à disposição no site da prefeitura da sua cidade, e você consegue consultar quando precisar.

Em algumas cidades do País as Prefeituras, usam como base de cálculo do imposto, o valor venal do imóvel (que é uma estimativa de valor sobre determinados bens, realizada pelo poder público).

Em outras cidades, assim como em Itupeva e Jundiaí cidades já citadas acima, o ITBI é calculado e recolhido sobre o valor total da negociação.

Tanto uma forma como a outra são corretas do ponto jurídico.

Outra base de cálculo utilizada em algumas cidades para o recolhimento ITBI, que já gerou muita polêmica e vem sendo contestada por muitos Juízes por entenderem que não existe base legal para sua cobrança, é o cálculo feito sobre  o valor venal de referência (VVR).

Este imposto foi instituído em 2005, e é determinado pelas Prefeituras com base de cálculo feita através de pesquisas de mercado e não tem data pré-definida para ser atualizado.

Espero que este artigo possa ter sido útil a você que está pensando em adquirir seu imóvel.

No nosso site www.salles.imb.br você encontra este, e outros artigos relacionados á imóveis, que certamente te ajudarão a esclarecer suas dúvidas, assista nossos vídeos, acesse nossos canais, ou agende sua visita com um de nossos consultores, através dos fones 11- 4525-0267 ou 4525-0344.


Escolha mais que um lugar... Escolha um estilo de vida!

Imobiliária em Itupeva e Imobiliária em Jundiaí - SP