Orientações sobre documentação na hora da venda

A função do Corretor e o entendimento necessário para orientar o futuro Comprador sobre toda documentação necessária na compra de imóvel. 

A documentação na hora de comprar um imóvel é vasta, e desde os documentos pessoais até as certidões que irão detalhar a situação do imóvel, devem ser amplamente conhecidas pelo Corretor de imóveis e apresentadas ao Comprador.  

Em um processo de venda, toda a informação tem que ser passada com segurança e propriedade de conhecimento nos menores detalhes, e certamente este fator, é o que vai fazer toda a diferença no atendimento, o profissional que estiver melhor se preparado também irá se destacar mais pela assessoria. 

Um alerta, a você comprador, é para que nunca dispense a orientação de um bom profissional, escolha não ter problemas durante e após a compra do seu imóvel, dê preferência aos corretores credenciados e que lhes forneça o maior numero de informações possíveis à cerca do imóvel, procure uma imobiliária séria e que já atue a algum tempo no mercado, afinal, a compra de imóvel não é para amadores. 

A documentação a ser emitida, pode variar de acordo com cada imóvel e o tipo de compra que está sendo feita, mas de modo geral, é por meio de documentos comprobatórios e certidões que o comprador fica seguro sobre a legalidade do negócio e sua aquisição, por isso enfatizamos sempre, a importância do conhecimento do corretor. Mas afinal quais os documentos serão precisos na hora da compra? O que você comprador precisa saber?Vamos entender melhor. 

PRINCIPAIS DOCUMENTOS NA COMPRA DO IMÓVEL.

Matrícula do imóvel: Escritura ou (matrícula), é o documento que comprova que o imóvel foi adquirido e está  registrado em nome do atual Vendedor, ele contém todo o histórico do imóvel desde a primeira aquisição, a certidão da matrícula deve ser retirada no cartório de registro de imóveis na cidade onde está localizado o imóvel,  ou onde ocorreu o registro do mesmo, por meio deste documento você saberá se o imóvel está sob penhora, ou algum tipo de ação real ou reipersecutória que impeçam sua comercialização ou venda. 

CERTIDÃO NEGATIVA DE SITUAÇÃO FISCAL/ IPTU: O fornecimento deste documento é feito pelas prefeituras, sua emissão pode ser feita através do site ou pessoalmente na própria prefeitura, e servem para comprovar a existência ou não de débitos junto a Municipalidade. 

CERTIDÃO NEGATIVA RELATIVAS ÀS TAXAS CONDOMINIAIS: A apresentação deste documento será necessário caso o imóvel objeto da compra, esteja situado em condomínio fechado, com está certidão (CND), você fica seguro quanto aos débitos de condomínio anteriores a sua aquisição, além de se prevenir, contra quaisquer  cobranças indevidas que possam surgir futuramente, a certidão deve ser  fornecida pela administração do condomínio, e só é válida se tiver assinada pelo presidente ou o sindico responsável pelo condomínio ou associação.  

DOCUMENTOS PESSOAIS: Além dos que já foram citados acima, ainda é necessária a apresentação pelo vendedor do RG e CPF, Comprovante de endereço e Certidão de Casamento, para fins de pesquisa e retirada das certidões. 

CERTIDÕES DOS VENDEDORES: Todas as certidões dos Vendedores do imóvel,  que estão contidas na Lei 7.433/85 e 13.097/15,  tem que ser apresentadas e são as seguintes:

Certidão dos feitos Trabalhistas e dos Débitos Trabalhistas- Certidão dos distribuidores Cíveis- Certidão Negativa da Receita Federal e Fazenda Nacional-, estas certidões devem ser retiradas tanto na Comarca onde se localiza o imóvel, bem como, no local de residência dos vendedores. 

HABITE-SE E AVERBAÇÃO DA CONSTRUÇÃO: Nos casos em que o imóvel venha a ser vendido através de financiamento bancário, além dos documentos citados acima, serão requisitados ainda o habite-se, que é uma certidão emitida pelo setor de obras da Prefeitura, informando que a construção foi executada atendendo todas as exigências da legislação, que está em conformidade com o projeto original aprovado, e portanto em condições de habitação. Para financiamento do imóvel será necessário ainda que conste na matricula do imóvel a averbação da construção com a metragem exata da área construída, esta averbação só é possível ser feita e registrada após a emissão do habite-se e o recolhimento do INSS junto a Receita Federal.

Nos casos de financiamento, todo o processo burocrático e pesquisas serão  feitas pelo banco e toda documentação será solicitada através de um check-list. Independente das compras feitas à vista ou financiada, toda documentação tem que ser providenciada e apresentada pelo Corretor de imóveis, e nesta hora o conhecimento vai fazer toda a diferença, quanto mais o Corretor souber e tiver experiência, mais simples, ágil e rápido será o processo de venda. 

O Corretor é peça chave e fundamental nas transações imobiliárias, e independente de sua técnica e forma própria de trabalhar, a sua participação e responsabilidade não se encerra na assinatura da escritura ou do contrato, um bom profissional estende sua assessoria no pós venda, de forma a garantir ao cliente a tranqüilidade e confiança no negócio ora feito.

Nós da Salles Imóveis somos consolidados no mercado imobiliário, atuando desde 2005, e podemos falar com propriedade sobre a importância da assessoria prestada por bons profissionais, pois é isso que buscamos oferecer de forma continua aos nossos clientes e colaboradores.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre este e outros assuntos relacionados a venda e compra de imóveis, através dos fones 11-4525-0267 ou 4525-0344.

Sabemos que o bom desempenho do nosso trabalho no presente é o que trará muitos benefícios no futuro... e que cliente satisfeito é sinônimo de excelentes negócios e ótimas indicações, por isso, não saia comprando por aí,  faça negócios com quem realmente entende do assunto.

Por: Marina Oliveira


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