Jundiaí é a Terceira Melhor Cidade do Brasil em Desenvolvimento Social

O estudo 'Melhores Cidades Para Fazer Negócios', encomendado pela Exame e realizado pela consultoria Urban Systems, ranqueou Jundiaí como a terceira melhor cidade do Brasil em desenvolvimento social.

Para elencar as melhores cidades, foram consideradas aqueles municípios com mais de 100 mil habitantes, que totalizam 310 municípios brasileiros. Juntos, eles detêm 70,4% do PIB do Brasil e 56,5% da população brasileira.

A pesquisa considera 42 indicadores em quatro frentes: capital humano, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e infraestrutura. No quesito desenvolvimento social, em que Jundiaí obteve destaque, são 9 indicadores, divididos em quatro setores: sociodemográfico, educação, saúde e segurança.

Dentre os indicadores de desenvolvimento social, estão índice de população extremamente pobre, crescimento da renda média dos trabalhadores formais, esperança de vida ao nascer, taxa de alfabetizados com 15 anos ou mais, resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), índice de coleta de esgoto e de tratamento de esgoto, bem como taxa de homicídio com arma de fogo por habitantes.

Jundiaí subiu três posições no ranking de um ano para o outro e se destaca nos indicadores de saneamento da área urbana, com 99,5% de índice de coleta de esgoto e 100% de índice de tratamento de esgoto sobre volume coletado.

Outro destaque é para o baixo porcentual de população extremamente pobre e pelo crescimento de 8,03% da renda média dos trabalhadores formais. A cidade também apresenta índices de homicídios baixos, similares ao da cidade de Balneário Camboriú (SC), segunda colocada.

No ranking geral, em que são analisados os quatro indicadores (capital humano, desenvolvimento social, infraestrutura e desenvolvimento econômico), Jundiaí se apresenta como o 15º melhor município do Brasil para fazer negócios. A cidade saltou três casas entre 2017 e 2018, já que no estudo anterior estava no 18º lugar.

Fonte: Tribuna de Jundiaí e Exame

Fotos: Cedidas gentilmente por FláVio Xavier

 


Fale no WhatsApp