Steel Frame - Construção Seca e sustentável

Engenharia e Arquitetura - Steel Frame - Construção Seca e sustentável - Jundiai - Itupeva - SP

termo construção seca se caracteriza pela não utilização de água na execução da obra. Um exemplo desse tipo de construção seria o Sistema CES, Construção Energitérmica Sustentável, que compreende os sistemas construtivos Steel Frame e Wood Frame. Nestes sistemas o OSB pode ser utilizado nas paredes, lajes e coberturas.

O que é o Sistema CES? 

É um sistema construtivo amplamente utilizado em países desenvolvidos como os Estados Unidos e o Canadá, onde mais de 90% das casas são construídas em CES.

A principal característica desse sistema é o uso de uma estrutura de perfis leves de aço (Steel Frame) ou de madeira (Wood Frame), contra ventadas com placas estruturais LP OSB Home, que unidos funcionam em conjunto, dando rigidez, forma e sustentação à edificação.

As estruturas de madeira ou aço em conjunto com as placas estruturais LP OSB Home permitem a construção de edificações leves tão resistentes quanto às de concreto. Extremamente flexível, o Sistema CES permite a utilização de qualquer tipo de acabamento exterior e interior, pode ser aplicado em qualquer estilo arquitetônico e é indicado tanto para edificações unifamiliares de pequeno ou médio porte como para construções multifamiliares e com altura de até cinco pavimentos.

O termo Construção Energitérmica Sustentável (CES) transmite de forma clara as principais características da construção:

Energitérmica: pelo ótimo desempenho térmico da edificação e pela economia de energia, tanto durante o processo construtivo, como após a ocupação do imóvel.

Sustentável: devido ao uso de materiais ecológicos como o OSB, melhor eficiência energética do sistema, ótimo desempenho térmico e acústico, redução do desperdício de materiais, menor geração de resíduos (menos de 1%), redução de consumo de água e baixa emissão de CO2.

Sistema CES e OSB


Em construções com essas características, a principal função das placas OSB é o contraventamento da edificação. Podem ser usadas também em pisos, divisórias internas e em coberturas.

Pisos e lajes secas


Como uma excelente escolha para plataformas de pisos e lajes secas, o OSB é instalado sobre um vigamento metálico ou de madeira, servindo de base para vários revestimentos como carpet, pisos vinílicos, pisos cerâmicos, laminados de madeira, assoalhos ou tábuas corridas.
O produto indicado para esta aplicação são: LP OSB Home Plus Estrutural.

Instalação:

    • Verificar se as vigas de apoio que têm vãos maiores que 2,5 m, estão travadas entre si.
    • Instalar os painéis sempre no sentido transversal às vigas e não coincidir as juntas.
    • Iniciar a instalação do substrato de OSB pelo extremo em que o espaçamento entre as vigas é igual, pois durante a instalação destes perfis, as medidas começam a ser marcadas por um dos extremos do vigamento, conseqüentemente, o outro extremo terá uma medida “quebrada”, onde a última viga terá um espaçamento menor que o especificado. Lembre-se que, sempre os espaçamentos especificados levarão em conta as dimensões dos painéis.
    • Os painéis devem ser fixados com pregos/parafusos de 8d (2 ½”) ou 6d (2”), mantendo 10 mm de distância das extremidades dos painéis. Estas fixações devem ser feitas a cada 15 cm no perímetro do painel e a cada 30cm nos apoios intermediários.
    • Durante a instalação dos painéis, deve-se deixar um espaço de 3 mm entre os painéis nas suas 4 direções.
    • Em áreas molhadas, fazer a impermeabilização do piso antes do revestimento. A impermeabilização deve ser feita com emulsão asfáltica ou argamassa impermeabilizante (para que não passe umidade para o substrato). Sobre a impermeabilização deve-se aplicar uma tela metálica de reforço e sobre esta fazer o assentamento do piso cerâmico. Em áreas secas dispensa-se a etapa de impermeabilização.
    • Instalar o tipo de revestimento desejado de acordo com as recomendações do fabricante.

Cobertura e telhados


Sobre uma estrutura de madeira ou aço, as placas de OSB são uma excelente opção para compor o substrato de telhados e coberturas. Combinando as características naturais da madeira com a tecnologia do processo de fabricação, o OSB oferece alta resistência, rigidez, uniformidade e durabilidade. O processo de fabricação elimina surpresas como vazios e nós internos, com isso se eliminam também os desperdícios por falhas nos painéis.

Prática comum na América do Norte, a utilização de subcobertura composta por chapas de OSB em telhados melhora bastante o conforto térmico da edificação e pode contribuir na rigidez da estrutura à ação do vento.
A seleção dos painéis de OSB mais adequados para a função de fechamento da cobertura depende do espaçamento das tesouras e das solicitações de flexão oriunda do peso da cobertura e cisalhamento no plano do painel, quando este é dimensionado para resistir aos efeitos de distorção ocasionados pela ação de vento ou abalo sísmico.

Para coberturas e telhados podem ser utilizados: LP OSB Home Plus Estrutural, LP TechShield, LP Subcobertura e LP Telha Shingle.

  • Instalação:

Como todo material de construção, o OSB deve ser instalado corretamente para assegurar sua melhor performance. Todos os problemas ocorridos nos revestimentos dos telhados são devidos a instalação incorreta.
Abaixo está descrito passo a passo como fazer a instalação dos painéis:

    • Sempre se deve observar o nivelamento e alinhamento das vigas ou apoios estão corretos.
    • Prever a ventilação adequada da cobertura. Os dutos de exaustão da cozinha e/ou banheiros devem atravessar a estrutura do telhado e despejar o ar para fora. Nunca despejar o ar dentro da estrutura. Prever venezianas nos beirais e o levantamento da cumeeira para prover uma boa circulação de ar dentro da estrutura. Pode também ser previsto a instalação das venezianas no oitão.
    • No caso da aplicação dos painéis LP TechShield, observe que sua instalação deve ser feita com o superfície radiante virada para baixo, para o interior.
    • Os painéis devem ser fixados com pregos/parafusos de 8d (2 ½”) ou 6d (2”), mantendo 10 mm de distância das extremidades dos painéis. Estas fixações devem ser feitas a cada 15 cm no perímetro do painel e a cada 30cm nos apoios intermediários. Em áreas de vendaval mais pregos/parafusos são recomendados.
    • Cobrir o OSB com feltro asfáltico no. 15 (LP Subcobertura), o quanto antes, para minimizar o tempo de exposição ao tempo.
    • Instalar o tipo de cobertura desejado de acordo com as recomendações do fabricante.


Paredes


No Sistema CES as principais funções do OSB são de contraventar e vedar a estrutura. Os painéis OSB e os perfis trabalham em conjunto dando rigidez a edificação assim a estrutura total atua de forma monolítica. Assim as paredes executadas com OSB dispensam o uso de fitas e barras de resistência a esforços de ventos e abalos sísmicos, sendo leves, simples e rápidas.

Além do LP OSB Home Plus Estrutural, a LP oferece os painéis LP SmartSide Panel e SmartSide Panel H, que são painéis completos, pois além de contraventar e vedar a estrutura, também são usados como acabamentos, sendo necessário somente pintura posterior.

  • Instalação dos painéis LP OSB Home Plus Estrutural:

    • Com o esqueleto estrutural montado, verifique se o alinhamento e prumo das paredes estão corretos.
    • Os painéis devem ser fixados diretamente sobre a estrutura e podem ser posicionados tanto na horizontal como na vertical, deixando um espaçamento de 3mm entre chapas, para dilatação. Observando sempre uma paginação com juntas desencontradas, para melhor travamento. Sempre que tivermos uma parede diafragma e formos utilizar o OSB como contraventamento, devemos aplicar os painéis na horizontal.
    • No caso de estruturas metálicas, deve-se fixar os painéis diretamente sobre a estrutura utilizando parafusos galvanizados auto-brocantes cabeça trombeta. Já no caso de estruturas de madeira, os painéis devem ser fixados a estrutura com pregos espiralados. Na fixação dos parafusos/pregos, deve-se manter uma distância de 10mm das extremidades dos painéis. Estas fixações devem ser feitas a cada 15cm no perímetro do painel e a cada 30cm nos apoios intermediários.
    • Logo após a fixação dos painéis deve-se aplicar uma barreira contra umidade e vento (LP Membrana Barreira de Água).
    • Sobre esta membrana deve-se aplicar o revestimento. O Sistema CES possibilita a utilização de diversos tipos de revetimentos como siding vinílico, de madeira ou cimentício, revestimentos argamassados, pedras, revestimentos cerâmicos e porcelanatos.

 

  • Instalação dos painéis LP SmartSide Panel e LP SmartSide Panel H:

 

    • Com o esqueleto estrutural montado, verifique se o alinhamento e prumo das paredes estão corretos.
    • Diretamente sobre a estrutura, deve-se aplicar o LP Membrana Barreira de Água, que protegerá as paredes, servindo como barreira de água e vento.
    • Os painéis devem ser fixados sobre a membrana, deixando um espaçamento de 5mm entre chapas, para dilatação. Observando sempre uma paginação com juntas desencontradas, para melhor travamento.
    • No caso de estruturas metálicas, deve-se fixar os painéis diretamente sobre a estrutura utilizando parafusos galvanizados auto-brocantes cabeça trombeta. Já no caso de estruturas de madeira, os painéis devem ser fixados a estrutura com pregos espiralados. Na fixação dos parafusos/pregos, deve-se manter uma distância de 10mm das extremidades dos painéis. Estas fixações devem ser feitas a cada 15cm no perímetro do painel e a cada 30cm nos apoios intermediários.
    • Todos os encontros de paredes, quinas e detalhes, devem ser feitos com os acabamento LP SmartSide Trim.
    • Todas as juntas e furos de pregos/parafusos devem ser selados com massa acrílica elástica ou siliconada pintável.
    • Os painéis devem ser pintados utilizando tintas 100% acrílicas ou esmaltes à base d’água.

 

 


Salles Imóveis - Confiança e Credibilidade
Atendimento ao Cliente
(11) 4525-0267 (11)95201-8623

Para Pensar: "Seus sonhos começam a ser realizados quando você conquista o seu espaço, o seu lugar desejado para a vida acontecer!"

E quando estiver pronto, conte com a equipe da Salles Imóveis!


Encontre seu Imóvel
PESQUISAR NO BLOG
PESQUISAR IMÓVEIS
AOS CLIENTES

Escolha o imóvel que mais se adequa ao seu perfil, o restante nós cuidamos para você!

Fale no WhatsApp