Conheça os Resedás

Jardinagem e Paisagismo - Conheça os Resedás - Jundiai - Itupeva - SP

Eles são resistentes à poluição urbana e em invernos rigorosos chegam a perder suas folhas

Um jardim com árvores é mais completo. Perfeito seria se conseguíssemos reproduzir a natureza em cada jardim. Porém, além da perfeição impossível de se reproduzir, os espaços são normalmente pequenos e nem sempre comportam até mesmo uma única árvore.

Os resedás (Lagerstroemia indica) chamam a atenção pelas ruas e jardins da nossa cidade, principalmente pelo florescimento com que nos brindam. São flores lilases, brancas e de vários tons de rosa. Parece até que anunciam a alegria do final do ano. Alguns até mesmo a chamam de árvore de Natal.

Esta árvore, de pequeno porte, não possui raízes agressivas e tem um tronco liso de aspecto marmorizado como o das jabuticabeiras. Apresenta belo florescimento e é perfeita também para nossas calçadas. Deve ser plantada sob pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica. É interessante realizar podas de formação e manutenção. Os resedás são resistentes à poluição urbana e em invernos rigorosos chegam a perder suas folhas.

Procedente da China, seu atrativo principal é, sem dúvida, a florada que ocorre em épocas quentes a partir do princípio do verão. A adubação é muito importante para estimular a produção de flores, lembrando que não devemos adubar plantas em floração. A ocorrência de um pó branco em suas folhas é comum em épocas de calor e muita umidade. São fungos que podem ser tratados com a moderação na rega ou retirados com uma escova e fungicida.

Também podem ocorrer ataques de pulgão ou cochonilhas, que podem ser tratados facilmente no início da incidência. A rega é muito importante, sendo recomendável que seja feita diariamente, em períodos de calor, mantendo sua terra sempre úmida. Em épocas mais frias, há necessidade somente quando a terra estiver seca, portanto, com mais moderação. Se repararmos bem, em função da dinâmica da natureza, há sempre alguma planta se destacando na paisagem urbana.

Na região de Jundiaí e Itupeva - SP, os Resedás são muito usados, inclusive existe um condomínio fechado com o nome Resedás, que a divisão entre os lotes tem um resedás em algumas ruas. Quando estão floridos são lindos!

NOME CIENTÍFICOLagerstroemia indica.

NOME POPULAR: Resedá, extremosa, árvore-de-júpter, flor-de-merenda, julieta, suspiros, escumilha, mumiquilho.

SINONÍMIALagerstroemia chinensis.
 
FAMÍLIA: Lythraceae.
 
CICLO DE VIDA: Perene.
 
ORIGEM: China e Índia.
 
PORTE: Até 6 metros de altura.
 
FOLHAS: É uma árvore de folhas caducas (perde todas folhas durante o inverno), mas isso só acontece em regiões onde o frio é mais intenso, nos demais lugares, as folhas adquirem uma tonalidade avermelhada e só algumas caem. São pequenas e tem bordas um pouco onduladas.
FLORES: Inflorescências espigadas, encontrada em três diferentes tonalidades: rosa, branca ou carmim. Floresce no verão, suas flores se formam na ponta dos ramos que foram podados no inverno. 
 
FRUTOS: São produzidas cápsulas que contém as sementes.
 
TRONCO: De casca lisa, tonalidade marrom ou cinza claro e aparência de mármore, durante o crescimento descasca.
LUMINOSIDADE: Sol pleno.
 
ÁGUA: Mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado, principalmente enquanto a planta for jovem, regando dia sim dia não, no caso de ausência de chuvas.Depois de adulta, regar no caso de estiagens prolongadas.

CLIMA: Aprecia clima subtropical.
 
PODA: Para que adquira o porte de uma arvoreta, é necessário fazer podas, cortando todas brotações laterais a medida que a planta for crescendo. Para obter floradas intensas, fazer podas anuais no inverno.
 
CULTIVO: Aprecia solo rico em matéria orgânica.
 
FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio, para uma cova de 50x50, misture bem na terra retirada cerca de 20 a 30 litros de esterco de gado bem curtido, ou cerca 10 colheres de sopa de NPK, fórmula 04-14-08.
 
UTILIZAÇÃO: Considerada a “Musa das calçadas”, devido seu porte, não ter raízes agressivas e beleza, é amplamente utilizada na arborização urbana. Pode ser também cultivada em grandes vasos e usada como cercas vivas.
 
PROPAGAÇÃO: Por estaquia de galhos e sementes.

 
PRAGAS: É principalmente atacado pelo fungo oídio, que causa manchas cinzas no verso das folhas, deve ser tratada com produto a base de enxofre.
 
PREÇO: Conforme tamanho da muda. Por se tratar de uma arvoreta muito utilizada na região sudeste do Brasil, algumas prefeituras fornecem gratuitamente mudas.
 
Fonte: JardimCor e Plantas Ornamentais
 


Salles Imóveis - Confiança e Credibilidade
Atendimento ao Cliente
(11) 4525-0267 (11)95201-8623

Para Pensar: "Seus sonhos começam a ser realizados quando você conquista o seu espaço, o seu lugar desejado para a vida acontecer!"

E quando estiver pronto, conte com a equipe da Salles Imóveis!


Encontre seu Imóvel
PESQUISAR NO BLOG
PESQUISAR IMÓVEIS
AOS CLIENTES

Escolha o imóvel que mais se adequa ao seu perfil, o restante nós cuidamos para você!

Fale no WhatsApp