Conheça algumas marcas que se posicionam em favor da comunidade LGBT

Notícias - Conheça algumas marcas que se posicionam em favor da comunidade LGBT - Jundiai - Itupeva - SP

Se você nasceu nos anos 80 ou antes, provavelmente teve o privilégio de vivenciar a transformação radical com que a simbiose entre tecnologia – valores morais se tornou um pilar de sustentação da nossa sociedade moderna.

Valores e posicionamentos que antes exalavam conservadorismo, vieram a passos curtos e eficientes se transformando a fim de se atender os anseios pessoais, morais e sociais de uma geração flexível, mente aberta e visionária.

Apesar de grandes correntes conservadoras, hoje em dia já não soa estranho se referir a casais de dois homens, ou duas mulheres. Hoje em dia se discute abertamente a pluralidade das formas de amor e afeto, sem que você se pareça um alienígena.

Pensando nisso, grandes marcas e multinacionais se renderam à essa nova e significativa parcela de mercado e hoje não têm medo de atrelar seu histórico e legado às novas tendências. Marcas como Absolut (vodka); Tiffany & Co. (jóias); Coca-Cola; Unilever, Google; Adidas e até mesmo empresas nacionais como O Boticário já estampam em jornais e redes sociais, propagandas temáticas direcionadas ao público “alternativo”. Hoje se intercalam na TV entre os merchandisings que patrocinam o jornal das 20h ou a novela que seus pais e avós tanto gostam, ainda que eles possam desaprovar essas “modernidades”.

O que deve ser levado em consideração aqui é que uma infinidade de marcas essenciais à manutenção do nosso dia-a-dia, provêm de empresas que suportam as novas iniciativas e que a direção correta que deve ser seguida é aquela que nos leva à frente.

Por pensar desta maneira, a Salles Imóveis e Empreendimentos, assim como algumas empresas citadas logo abaixo com história e experiência de mercado afirma sua capacidade de atender a todos, sem qualquer tipo de discriminação de credo, raça, cor, religião ou condição sexual. Consideramos que a essência do que te torna bom são as qualidades que demonstramos ao sair de casa e darmos início à nossa rotina. Um bom dia, um ato de cavalheirismo, um ombro amigo para aquele que precisa desabafar, a gorjeta em reconhecimento ao trabalho do garçom que lhe atendeu tão bem e por aí vai.

A Salles Imóveis e Empreendimentos tem com pilar de valores a indulgência, portanto, uma empresa comprometida com a individualidade cada cliente, buscando oferecer o melhor atendimento possível.

Vemos que estamos no caminho certo no momento em que valorizamos o que ficou no passado, mas cientes de que devemos nos aproximar o mais rápido possível do futuro. 

Conheças algumas empresas que apoiam a comunidade LGBT.

Joalheria Tiffany & Co.

campanha da joalheira americana Tiffany & Co., que retrata um casal de homossexuais numa propaganda de alianças, lança luz a um tema ainda pouco explorado pelo marketing brasileiro: a inclusão desse público nas estratégias de marketing das empresas. Os namorados retratados em uma das fotografias da série aparecem ao lado da pergunta "Will You?" (Você quer?, em tradução livre), em referência a um pedido de compromisso. "O amor verdadeiro pode acontecer mais de uma vez a partir de histórias de amor que possuem uma variedade de formas", afirmou Linda Buckley, porta-voz da empresa, em entrevista à CNN.

Nos Estados Unidos, assim com a Tiffany & Co, outras marcas já perceberam que dialogar com o público formado por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros (LGBT) é vantajoso não só para os ganhos financeiros, mas também para a imagem da empresa. A Gap, por exemplo, tem investido em campanhas inclusivas já há alguns anos. Em 2012, estampou em um anúncio um casal de namorados dentro de uma mesma camiseta com a chamada "be one".

Absolut Vodka 

Há mais de 30 anos a marca sueca Absolut Vodka contempla, em seus anúncios, temáticas voltadas ao universo LGBT. Em 1981, quando ainda era relativamente desconhecida, já anunciava em revistas direcionadas ao público gay masculino, como as americanas The Advocate e a extinta After Dark. Uma de suas promoções de destaque foi o lançamento de uma garrafa com as cores do arco-íris, assinada por Gilbert Baker, o criador da bandeira do orgulho LGBT. Chamada de Absolut Colors, a linha teve edição limitada e foi comercializada nos Estados Unidos. Vale lembrar que a marca foi patrocinadora oficial de todas as seis edições do reality show Ru Paul’s Drag Race, uma competição que coroa a próxima estrela drag americana.

GOL LINHAS AÉREAS

 

 

 

No dia das mães deste ano, a GOL Linhas Aéreas veiculou uma campanha com uma família não exatamente “tradicional”, contando as suas experiências com o filho adotivo.

Gap

A marca americana Gap tem tradição no apoio à comunidade LGBT. A campanha mais marcante dos últimos anos, intitulada “Be one” (Seja um, em tradução livre), retrata o ator Rory O'Malley, lembrado por sua participação no filme Dreamgirls (2006), e seu, à época, namorado, Gerold Schroeder, dentro de uma camiseta. Os dois se casaram em setembro do ano passado. Em outra campanha, de fim de ano, a marca postou em seu Facebook uma foto do músico Rufus Wainwright com seu marido, Jorn Weisbrodt. “Cada família é única e muitas vezes vai além dos nossos parentes. Ela também inclui as pessoas que compartilham nossas vidas e paixões mais profundas”, disse a marca no release de divulgação da campanha “Love comes in every shade” (O amor tem vários tons). A empresa já foi classificada pela Human Rights Campaign como uma das melhores empresas para se trabalhar e também apoia o projeto “It gets better”, de prevenção ao bullying em escolas.

MAC

Em plena pandemia de Aids, no início dos anos 1990, a canadense MAC Cosmetics lançou a o batom vermelho Viva Glam, com o objetivo de arrecadar de fundos para dar suporte a homens, mulheres e crianças portadoras do vírus HIV. O funcionamento da ação é simples: cada centavo obtido com a venda do batom e, atualmente, do gloss da linha são voltados ao Mac Aids Fund, que prioriza iniciativas de prevenção, tratamento e garantia de necessidades básicas a pessoas com HIV em diversos países. Entre os garotos propagandas da Viva Glam estiveram a estrela drag Ru Paul, a atriz lésbica kd Lang e o cantor homossexual Rick Martin. Atualmente, a protagonista da atual campanha é a cantora pop americana Rihanna.

Google 

A gigante de tecnologia tem se posicionado claramente a favor da comunidade LGBT quando o assunto é a garantia de direitos. Foi assim durante a apreciação da Proposition 8, nos Estados Unidos, lei que previa apenas o casamento entre homem e mulher em algumas unidades da federação. “Esperamos que a Califórnia vote não à Proposição 8. Não devemos eliminar direitos fundamentais de quaisquer pessoas que se casem com quem se ama, independentemente de sua sexualidade”, afirmou, em seu blog oficial. A empresa, que já apoiou paradas da diversidade sexual em cidades como São Francisco, nos EUA, e Dublin, na Irlanda, também tem um grupo de funcionários gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, chamado Gayglers. Uma de suas últimas ações afirmativas aos direitos LGBT ocorreu durante os Jogos Olímpicos de Inverno realizados em Sochi, na Rússia. A empresa fez coro a protestos contra políticas antig-gay do país, apresentando um Doodle (logotipo) com as cores do arco-íris em sua página inicial.

Chanel

O renomado estilista Karl Lagerfeld transformou em arte a sua posição política a favor do casamento igualitário na França. Ao final do desfile de alta-costura da Chanel, na semana de moda de Paris de 2013, duas mulheres vestidas de noiva se apresentaram junto com o sobrinho do estilista, encerrando o evento com um tom de protesto. “Eu não entendo esse debate. Desde 1904, na França, a igreja e o Estado estão separados”, desabafou o estilista. Após meses de controvérsia, a França aprovou o casamento gay em abril do mesmo ano, se tornando o 14º país a legalizar a união e também a adoção por parte de homossexuais.

AMAZON 

O diretor-executivo da Amazon, Jeff Bezos, e sua mulher, MacKenzie Bezos, surpreenderam ao fazer uma doação milionária para uma entidade que apoia o casamento igualitário no estado de Washington. Em 2012, eles ofereceram cerca de 2,5 milhões de dólares à Washington United for Marriage, considerada uma das maiores doações para a causa à época. O casamento gay passou a ser legal em Washington em dezembro daquele ano. A ação não foi isolada. Em 2013, a empresa lançou um comercial gay-friendly que retratam um homem e um mulher, ambos usuários do leitor digital Kindle, acompanhados de seus respectivos companheiros.

Nike

Para celebrar a paixão pelo esporte entre todos os atletas, independentemente de sua orientação sexual, a Nike lançou nos Estados Unidos, em 2012, a coleção #BeTrue (Seja verdadeiro, em tradução livre). Os tênis e as camisetas da linha têm cor predominantemente preta, alternada com uma diversidade de outras cores que remetem à bandeira do arco-íris. De acordo com a Nike, o conceito foi diretamente inspirado na comunidade gay. A empresa se comprometeu a doar até 500 mil dólares do lucro da venda de produtos da coleção à LGBT Sports Coalition, grupo dedicado ao combate da discriminação no esporte. "Nós somos uma empresa comprometida com a diversidade, a inclusão e a liberação do potencial humano", afirmou Tim Hershey, vice-presidente de merchandising global e executivo-chefe da rede de amigos e funcionários LGBT da companhia. "A Nike acredita que se você tem um corpo, você é um atleta", acrescentou.

STARBUCKS 

Para o presidente da Starbucks, maior rede de cafeterias do mundo, defender o direito dos gays implica em enfrentamento. Na reunião anual de acionistas da companhia, em 2013, Howard Schultz discutiu com um acionista que questionava o apoio da empresa ao casamento gay. "Com todo o respeito, se você acha que consegue um retorno melhor que os 38% que obteve no ano passado, este é um país livre. Você pode vender suas ações do Starbucks e comprar papéis de outras companhias. Muito Obrigado", afirmou. Em 2012, a empresa apoiou um projeto de lei do estado de Washington que previa o casamento gay e, em 2011, fez parte de um grupo de 70 companhias que se opuseram a um projeto de lei que restringia definição de casamento apenas entre homem e mulher.

UNILEVER 

 

Várias marcas do grupo Unilever já produziram peças publicitárias com a participação de casais homossexuais. O comercial acima, do sorvete Magnum, traz drag queens e mensagens de apoio à diversidade de gênero: “Magnum acredita que todos devem satisfazer seus prazeres pessoais. Não importa quem você é ou no que você sente prazer; a Magnum quer inspirar todos aqueles que buscam prazeres a se satisfazerem.”

Apple

O CEO de uma das mais empresas de tecnologia mais importantes do mundo, a Apple, saiu do armário do ano passado, causando repercussão mundial. "Deixa-me ser claro: eu tenho orgulho de ser gay, e eu considero ser gay um dos maiores dons que Deus me deu", declarou Tim Cook. “Eu não me considero um ativista, mas eu percebo quando eu tenho me beneficiado do sacrifício de outros. Então, se ouvir que o CEO da Apple é gay pode ajudar alguém lutando para chegar à ciência de quem ele ou ela são, ou trazer algum conforto a qualquer um que se sinta sozinho, ou inspirar as pessoas a insistir em sua igualdade, então vale a pena trocar isso pela minha privacidade”, afirmou. A empresa também se posicionou contra à lei que restrige o conceito de família entre homem e mulher nos Estados Unidos.

Boticário

A recente campanha da marca de cosméticos O Boticário para o Dia dos Namorados tem dado o que falar. A ação, que retrata diversos casais trocando presentes na data especial, levantou polêmica ao incluir um casal homoafetivo expressando o mesmo gesto de carinho dos demais heterossexuais, incluindo o público LGBT nas estratégias de marketing da empresa. A trilha escolhida foi uma versão instrumental de "Toda Forma de Amor", hit de Lulu Santos.

O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha 'Casais', que estreou em TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual - representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados.

Assim como O Boticário, outras marcas já perceberam a importância --também para os negócios-- não só do diálogo, mas principalmente da inclusão social do grupo formado por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros. A Natura, por exemplo, posiciona-se como a patrocinadora da novela "Babilônia", que exibiu um beijo gay logo em seu capítulo de estreia, entre o casal interpretado por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg.

 Adidas

Adidas é a segunda maior empresa de artigos esportivos do mundo. Mas agiu com grandeza de quem está anos à frente.

A partir de agora, os atletas patrocinados pela marca têm garantias contratuais de que eles podem tornar - se assim quiserem - a sexualidade pública. Sejam eles gays, bissexuais ou transexuais. As informações são do BuzzFeed News.

Diz a nova cláusula: "A Adidas reconhece e adere aos princípios da diversidade sendo esta uma parte central da filosofia do grupo. Assim, a Adidas garante que este acordo não será nem terminado nem modificado caso o atleta venha a público como um membro da comunidade LGBT".

A falta de garantias de apoios financeiros e de patrocínios pode ser considerada como primordial para o fato do número de atletas que saem do armário ser tão baixo. A Adidas inicia então uma nova etapa, com maior segurança para seus atletas.

Em diversos países, o rompimento de contratos por orientação sexual é permitido. Nesses casos, a Adidas conseguirá ser um importante intermediário. Nicola Adams (boxe), Keegan Hirst (rugby) e Casey Stoney (futebol).

Coca-Cola

“Nós escolhemos a felicidade sobre a tradição”, é mensagem que a Coca-Cola trouxe em Março em uma propaganda exposta no transporte público de Amsterdã. Além de já ter exibido essa e diversas outras peças publicitárias com casais do mesmo sexo, a Coca-Cola ainda foi eleita uma das empresas com um dos melhores ambientes de trabalho para LGBTs nos Estados Unidos.

 

FACEBOOK

 


Assim como a Coca-Cola, Microsoft, Google e muitas outras empresas, o Facebook promove a igualdade entre seus funcionários e também figura entre as melhores empresas para LGBTs trabalharem. E não é só isso: a companhia de Mark Zuckerberg também está lutando judicialmente para que medidas que impedem homossexuais de se casarem não sejam aprovadas nos Estados Unidos

DELL

 

 

uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, a Dell é responsável por suprir 18% da demanda mundial de computadores. Em seu time de desenvolvimento, a empresa tem diversos funcionários LGBT e está entre as melhores empresas para LGBT trabalharem.

Além disso, a empresa também está fazendo lobby no Texas para que uma lei que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo não seja aprovada.

Fonte: Uol, Veja, Exame, Tiago Oliveira

 

 


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