Mais de 30 idéias de Fachadas de Casas Bonitas

Engenharia e Arquitetura - Mais de 30 idéias de Fachadas de Casas Bonitas - Jundiai - Itupeva - SP

FACHADAS DE CASAS

Divididas em frontal, posterior e laterais, as fachadas representam o visual externo do projeto. A frontal, também conhecida como ‘principal’, é a que a proporciona a primeira impressão; que dá a cara da casa.

Moderno, clássico ou pós-moderno – por meio das fachadas, é possível identificar o estilo arquitetônico do projeto. Além da estética, elas desempenham papel importante para a eficiência térmica e energética e podem separar ou integrar ambientes e espaços internos e externos.         

Revestimentos

Uma casa no litoral certamente precisará de materiais resistentes à maresia. Já em grandes metrópoles – onde o nível de poluição é maior – é necessário projetar pensando na manutenção e optar por soluções que se comportem melhor às intempéries da cidade.

Diversos revestimentos podem ser empregados para resolver questões estéticas e técnicas das fachadas. O cimento queimado, por exemplo, agrega visual rústico e contemporâneo aos projetos – uma opção econômica, resistente e fácil de conservar.

A madeira, por sua vez, resiste a intempéries, é capaz de filtrar a luz solar e valoriza o projeto com a elegância do visual amadeirado.

É possível, também, revestir a fachada com PVC. Nesse caso, é necessário recorrer ao tipo siding, exclusivo para aplicações internas. Ele é composto por réguas de PVC, perfis e acessórios para acabamento — em geral, são aplicados junto a sistemas construtivos de steel frame e wood frame.

Eficiência energética

Existem uma série de recursos aplicáveis em fachadas para atender a questão da eficiência energética, como sistemas que isolam a radiação ou que abrem espaços para a ventilação natural invadir a casa.

Os brises, por exemplo, são ideais para fachadas direcionadas a quadrantes de maior insolação. Perfurados, eles filtram a entrada de luz, proporcionam iluminação natural e permitem que o ar entre. Também é possível isolar o calor da casa com sistemas de fachadas ventiladas — onde existe um vazio entre o revestimento e a estrutura.

Sistemas de automação para fachadas também são eficazes, pois comandam o fechamento automático de janelas e portas. Além disso, protegem a casa contra chuvas e ventos fortes. A dimensão das esquadrias e seus níveis de abertura proporcionam maior entrada de luz, vento e integram os espaços do projeto.

Em locais muito barulhentos, também é possível especificar esquadrias antirruídos. Geralmente fabricadas sob medida, podem isolar até 40 dB com caixilhos especiais.

Fachadas de casas modernas

O modernismo é um movimento arquitetônico e artístico que surgiu no Brasil na década de 1920 e se estendeu até a década de 1970, muito embora seja praticado até hoje, integralmente, ou variações dele, pelo menos. Como explicamos antes, as fachadas de casas são um grande indício do movimento artístico e arquitetônico a qual a casa pertence, e isto é muito claro nas casas modernas.

As fachadas de casas modernas são caracterizadas pela ausência total de ornamentação, ao contrário dos movimentos arquitetônicos que existiram até então, e também pelas suas linhas retas e ortogonais. As casas modernistas “tradicionais” abusam do uso de aço, vidro e concreto armado, já as casas contemporâneas com roupagem moderna já adoram mais materiais na fachada, e suas formas não são tão puristas quanto às originais do movimento moderno.

Fachadas de casas de Campo

As casas de campo tem um apelo completamente diferente das casas modernas. Suas paredes de madeira ou pedra, seus telhados em telhas cerâmica, ou similar, acabam dando um apelo muito mais tradicional para estes ambientes. Mas afinal, não é o que se espera de um ambiente que preze pela paz e pelo sossego? Pois é, as casas de campo possuem fachadas sem um estilo arquitetônico artístico definido, mas um estilo quase “folclórico”, as pessoas acabam a imaginando como as vemos em filmes americanos, e isso se reflete na maioria das casas que mostraremos a seguir: nada de telhados planos, mas sim telados inclinados e tradicionais, formas e cores aconchegantes.

Fachadas de casas simples

A verdade é que nos encantamos com as fachadas colossais de casas modernas, contemporâneas, neoclássicas, entre outras, mas embora essas “casas de revista” estejam povoando a nossa imaginação, não são todos que tem acesso a algo tão oneroso assim. Por isso, chegou a hora de se inspirar com as fachadas de simples, mas de bom gosto, aquelas casas que embora não sejam enormes mansões, possuem seu charme próprio.

Fachadas de Sobrados

Sobrados, ao contrário das casas térreas, são construções mais caras, associadas geralmente a uma maior área construível, portanto sendo mais caros que casas térreas em geral. É possível encontrar estas construções nos mais diversos estilos arquitetônicos, que vão do Neoclássico ao Contemporâneo High Tech, entretanto, o mais natural e comum continuam send o sobrados de dois pisos simples, com telhado inclinado, que costumam sr o modelo mais popular deste tipo de construção.

 

A Salles mantém parceria com os melhores profissionais do mercado, arquitetos, engenheiros, terraplenagem, steel frame, design de interiores entre outros.

Entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo (a). Tel. (11) 4525-0267

 


Para Pensar: "Seus sonhos começam a ser realizados quando você conquista o seu espaço, o seu lugar desejado para a vida acontecer!"

E quando estiver pronto, conte com a equipe da Salles Imóveis!


Encontre seu Imóvel
PESQUISAR NO BLOG
PESQUISAR IMÓVEIS
AOS CLIENTES

Escolha o imóvel que mais se adequa ao seu perfil, o restante nós cuidamos para você!

Fale no WhatsApp