As Vantagens e Desvantagens das Lareiras

Dicas Decoração e Reforma - As Vantagens e Desvantagens das Lareiras - Jundiai - Itupeva - SP

Uma lareira acesa é a protagonista absoluta da casa. Ao redor dela a família se congrega e o calor em términos de calefação deixa o seu lugar em privilegio do calor do lar. Não há dúvidas que uma lareira e uma ótima decoração para qualquer sala. Mas, podemos dizer que conhecemos todas as suas vantagens? Em que casos não é conveniente instalá-la? Conheça os prós e contras de uma das fontes de calor mais antigas do mundo, que segue vigente entre a enorme variedade de tecnologias atuais de climatização.

Principais vantagens: rentabilidade, elegância, utilidade

Apesar dos surpreendentes avances tecnológicos em matéria de calefação, a lareira continua sendo a fonte de calor mais rentável em termos ecológicos e econômicos. Para funcionar só precisa de lenha, uma fonte de energia renovável. Deste jeito, uma lareira permite poupar em energia elétrica e gás no lar. A economia da lareira também se faz presente nas diferentes utilidades que oferece. Uma lareira não só serve como calefação, se não que também como pequena cozinha para preparar receitas como churrascos o brochettas. O resultado é uma comida diferente e divertida, com a vantagem de poupar em energia.

A estas vantagens de funcionamento se soma o indiscutível valor estético que tem a lareira, capaz de dar elegância e dinamismo a qualquer ambiente. Os múltiplos desenhos, desde pequenas lareiras de pedra até modernas lareiras de desenho, se adaptam a todos os estilos decorativos e complementam magnificamente qualquer sala.

Algumas desvantagens: espaço, manutenção, mobilidade

Como a variedade de desenhos e tamanhos de lareiras é vasta, não todos os espaços são apropriados para sua instalação. Para acender uma lareira com conforto se requer de um quarto de tamanho considerável, cuja disposição permita dedicar uma área exclusiva para sua instalação. A estufa deve se instalar, então em espaços amplos, com boa circulação de ar e longe de móveis ou objetos inflamáveis. Para os quartos pequenos ou muito carregados, é preferível outra fonte de calefação.

Além disso, a casa deve contar com espaço suficiente não só para a lareira em si, se não para o guardado de lenha. Ao ser inamovível, a lareira condiciona a disposição de outros elementos da casa. Pense bem onde será instalada, já que se mudar de ideia será demasiado complexo trocá-la de lugar. Outro aspecto a ter em conta é a manutenção que exige a lareira. Em primeiro lugar, gera muita mais sujeira que o resto das estufas, motivo pelo qual há que limpa-las diariamente. Por outro lado, para funcionar corretamente, deve ser revistada em profundidade uma vez por ano, arrumando os possíveis defeitos.


Para Pensar: "Seus sonhos começam a ser realizados quando você conquista o seu espaço, o seu lugar desejado para a vida acontecer!"

E quando estiver pronto, conte com a equipe da Salles Imóveis!


Encontre seu Imóvel
PESQUISAR NO BLOG
PESQUISAR IMÓVEIS
AOS CLIENTES

Escolha o imóvel que mais se adequa ao seu perfil, o restante nós cuidamos para você!

Fale no WhatsApp