Curiosidades e Regras sobre o Golfe

Dicas Rápidas e Curiosidades - Curiosidades e Regras sobre o Golfe - Jundiai - Itupeva - SP

Trabalhando com condomínios fechados de alto padrão tais como o Fazenda da Grama, Fazenda SerrAzul e Terras de Itu do Grupo Senpar e Portal Japy, resolvi interarme um pouquinho mais sobre a prática do Golfe. Acabei achando interessante e resolvi compartilhar o conhecimento.

O Golfe é um esporte considerado como elitista no Brasil, mas isso só ocorre porque não temos tradição nessa prática. Para jogar golfe, basta uma bolinha, um taco e um buraco no chão. Olhando por esse lado, fica até difícil entender porque as crianças não brincam de golfe na rua ou porque o golfe não é um esporte que integre o currículo escolar. O golfe é um esporte realizado ao ar livre, cuja meta é fazer com que a bola entre nos buracos, utilizando um taco nas jogadas, distribuídos num campo de grandes dimensões. Para tal objetivo, o jogador deve utilizar-se do menor número possível de tacadas.

Acredita-se que o golfe tenha origem romana, especificamente na paganica. A paganica era um jogo em que se batia com um pau torto em uma bola de couro recheada de penas ou lãs. Ainda que não haja comprovações sobre essa origem, não é difícil notar as semelhanças entre a paganica e o golfe. Os contornos próprios do golfe ganharam suas formas na Escócia: trata-se de rebater uma pequena bola, com o auxílio de um taco, até cair em um determinado buraco. O percurso que a bola deve realizar para atingir seu objetivo leva o nome do buraco a ser atingido e, algumas vezes, esse percurso tem algumas dificuldades que precisam ser ultrapassadas, como árvores, areia e poços.

Oficialmente, o golfe surgiu na Escócia no final da primeira metade do século XVIII. Foi nesta época que foram criadas as primeiras regras e associações de jogadores no Reino Unido. Porém, existem pesquisadores do esporte que afirmam que ele já era praticado em terras escocesas desde o início do século XV, embora sem regras oficiais. 

As primeiras regras foram elaboradas em 1744, pela Companhia de Golfistas da cidade escocesa de Edimburgo.

Ainda que existam minicampos de golfe em shoppings, oficialmente o golfe é jogado em grandes campos que compreendem dezoito percursos distintos. A pontuação do golfe é bastante curiosa: A quantidade de tacadas a ser feita até que a bolinha atinja o buraco determinado é chamada de par. Para cada distância, há um determinado número de pares. Além disso, cada pontuação apresenta uma nomenclatura diferente, que será descrita a seguir:

  • Condor: Quando o jogador atinge seu objetivo em quatro tacadas a menos do que o par;
  • Albatross: Com três tacadas a menos do que o par;
  • Eagle: Com duas tacadas a menos do que o par;
  • Birdie: Com uma tacada a menos do que o par;
  • Par: Número de tacadas igual ao par determinado;
  • Bogey: Quando o jogador precisa de uma tacada a mais do que o par para atingir o buraco;
  • Double Bogey: Com duas tacadas a mais do que o par;
  • Triple Bogey: Com três tacadas a mais do que o par;
  • Quadruple Bogey: Com quatro tacadas a mais do que o par.

Quando ocorre de o jogador acertar o buraco com apenas uma tacada, essa jogada leva o nome de hole in one. É raríssima de acontecer e, quando acontece, o esporte profissional costuma dar premiações extras para o atleta realizador do feito. Já no esporte amador, proibido de receber recompensas extrínsecas, é o atleta quem paga almoços e jantares para comemorar a jogada. Se, por um lado, executar um hole in one é raro, imagine duas jogadas dessas consecutivas! Essa é uma curiosidade do golfe: a primeira pessoa a realizar o feito foi uma mulher (que só puderam ingressar profissionalmente no golfe a partir de 1944): Laura Cox, em 1977, na Austrália.

Se o jogador acertar a bola em locais de difícil acesso – como lagos ou topos de árvores, é permitido que ele recoloque a bola em um local mais próximo possível, mas que o permita dar a próxima tacada. No entanto, lhe é dado uma tacada como penalidade.

Ao contrário de muitos esportes, o juiz não fica ao lado do buraco para acenar se a bola cumpriu efetivamente o seu trajeto: sua função é executar as regras e atuar discutindo com os atletas, atuando sempre que houver infração nas regras. Uma figura muito peculiar, que só existe no universo do golfe, é o Caddie, cuja função primeira é carregar a bolsa com os tacos dos atletas, mas que também são considerados esportistas, pelo alto conhecimento que adquirem ao acompanhar de muito perto a prática do golfe.

Uma última curiosidade: o golfe está prestes a se tornar um esporte olímpico. Isso acontecerá nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, quando passará a integrar o quadro de modalidades disputadas. 

CONHEÇA TAMBÉM NOSSOS IMÓVEIS NO FAZENDA DA GRAMA GOLF CLUB

Regras básicas e características 

- Num campo de golfe existem 18 buracos. Nele existem obstáculos como, por exemplo, bunkers de areia e pequenos lagos. Um campo de golfe tem, geralmente, 6,4 quilômetros de extensão. O golfista, durante uma partida, deve acertar a bolinha em todos os buracos do campo. 

- Os jogadores utilizam tacos especiais para encaixar as bolinhas, com a menor quantidade possível de tacadas. 

- Geralmente, uma partida de golfe tem a duração de quatro dias. Estas partidas são realizadas durante a parte clara do dia. 

- Os buracos do campo de golfe são sinalizados com uma bandeira pequena, presa num mastro, geralmente de formato triangular. 

- Os jogadores podem utilizar cinco tipos de tacos diferentes. Cada um deles é apropriado para uma determinada situação. Os de cabeça de madeira, por exemplo, são muito usados para tacadas mais fortes. Para tacadas que exigem precisão, geralmente as mais próximas do buraco, os jogadores usam um taco chamado de putter, que podem ter a cabeça formada por diversos tipos de materiais (aço, bronze, grafite, alumínio, entre outros). 

- No golfe existem dois tipos principais de tacadas: drive (tacadas de alta potência) e chip (tacadas curtas e precisas, pois são realizadas próximas aos buracos). 

- A bola de golfe não pode pesar mais do que 45,93 gramas e seu diâmetro não pode ser menor do que 42,67 milímetros. Geralmente, são na cor branca e devem ser precisamente simétricas. Elas possuem, em sua superfície, entre 250 e 500 alvéolos.

 

Golfe nas Olimpíadas 

- O golfe entrou para o quadro de esportes olímpicos na segunda Olimpíadas da Era Moderna, ou seja, em 1900. Nas Olimpíadas de 1904, o golfe fez parte pela segunda e última vez do quadro olímpico. Ficou de fora mais de um século e, nos Jogos Olímpicos de 2016, voutou a fazer parte das Olimpíadas.

 

Destaques da atualidade 

- Os países que mais se destacam no golfe na atualidade são: Estados Unidos, Irlanda, Austrália, Alemanha, Inglaterra, Irlanda do Norte, Suécia e África do Sul. Nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016, o britânico Justin Rose ficou com a medalha de ouro (jogada por tacadas individual). Já no feminino, o ouro ficou com a sul-coreana Inbee Park. 

- Um dos melhores golfistas da atualidade é o norte-americano Jordan Spieth, vencedor do U.S. Open e Masters de 2015. Está em primeiro lugar no ranking mundial de golfe (em novembro de 2015).

 

Principais torneios internacionais de Golfe 

Os principais torneios internacionais de golfe da atualidade são os quatro que formam o PGA Tour: U.S. Open, Masters, British Open e PGA Championship.

Principais associações de Golfe: 

- IGF (International Golf Federation) 

- CBG (Confederação Brasileira de Golfe)

 

Curiosidades: 

- Na primeira tacada de cada buraco, a bola de golfe fica sobre um suporte plástico chamado de tee. 

- A palavra golfe tem origem na palavra alemã kolbe, cujo significado é taco. 

- A jogada mais incrível do golfe é chamada de hole in one. Ela ocorre quando o golfista consegue acertar um buraco na primeira tacada. Essa jogada é muito difícil e rara de acontecer nos jogos de golfe. 

- Atualmente, existem cerca de 85 milhões de praticantes de golfe no mundo todo (estimativa de 2015). 

- Cada golfista pode ter um assistente durante o jogo. Conhecido como caddie, este pode ajudar com informações técnicas, além de carregar os materiais do golfista. 

- Como os campos são grandes, os golfistas podem utilizar carrinhos elétricos para fazer o deslocamento durante as partidas.

Fonte:

http://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/golfe.htm

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/golfe.htm

 


Salles Imóveis - Confiança e Credibilidade
Atendimento ao Cliente
(11) 4525-0267 (11)95201-8623

Para Pensar: "Seus sonhos começam a ser realizados quando você conquista o seu espaço, o seu lugar desejado para a vida acontecer!"

E quando estiver pronto, conte com a equipe da Salles Imóveis!


Encontre seu Imóvel
PESQUISAR NO BLOG
PESQUISAR IMÓVEIS
AOS CLIENTES

Escolha o imóvel que mais se adequa ao seu perfil, o restante nós cuidamos para você!

Fale no WhatsApp