Confira essas dicas e ideias para o seu jardim (com vídeo)

Jardinagem e Paisagismo - Confira essas dicas e ideias para o seu jardim (com vídeo) - Jundiai - Itupeva - SP

Para aqueles que desejam trazer ainda mais charme, beleza e estilo para suas residências, uma ótima opção é se utilizar de recursos de jardinagem e de paisagismo, que são artifícios decorativos bastante utilizados nos grandes projetos de decoração e que tem por função embelezar os ambientes, torná-los mais bonitos, confortáveis e atrativos e também para valorizar ambientes como jardins, quintais, fachadas de residências e mesmo jardins de inverno ou sacadas, sendo que saber como fazer paisagismo e jardinagem facilitará o processo e tornará seu trabalho ainda mais prático, bonito e eficaz.

O paisagismo e a jardinagem são artes por si só e, além de oferecerem uma ótima maneira de embelezar sua residência e torná-la mais confortável, atrativa e bonita, também fará com que você consiga trazer a presença da natureza para ambiente onde geralmente isso não ocorre, como salas de estar, fachadas de casas modernas e mesmo nos famosos jardins de inverno, que tem ganhado espaço no mundo do design de interiores e tornado residências e mesmo apartamentos mais verdes, bonitos e atraentes.

Também é interessante salientar que saber como fazer paisagismo e jardinagem também é interessante para aqueles que desejam redecorar o espaço disponível em seus jardins ou quintais, dar mais destaque para áreas abertas como a fachada das casas ou mesmo valorizar ambientes como a fachada de sua casa, a sala de estar ou de leitura, fazer a construção ou reforma de um jardim de inverno ou mesmo fazer um projeto completo de paisagismo e jardinagem, sendo que a decisão de colocar o projeto em prática deve ser tomada com a ciência dos detalhes necessários para seu sucesso, a estimativa do tempo que deverá ser dedicado e também o orçamento disponível para tal projeto de decoração.

Como Escolher Decoração para Jardim

Saber como escolher a decoração para jardim pode ser um grande desafio, principalmente para aqueles que são leigos no assunto ou não sabem como fazer paisagismo e jardinagem, seja pela falta de conhecimento teórico, seja pela falta de experiência prática na área, o que pode levar a acreditar que o processo é custoso e cansativo, em parte devido aos mitos que se proliferam sobre esse tipo de decoração, mas a verdade é que escolher a decoração de seu jardim ou elaborar o projeto de decoração e paisagismo de uma área em sua casa não precisa ser uma dificuldade, desde que você siga alguns conselhos básicos e simples.

Para escolher a decoração a ser utilizada em seu jardim, é importante que você leve em consideração os materiais a serem utilizados, as condições naturais a que serão expostos e, também, quais serão os tipos de uso a ser feitos ao longo do tempo. É importante evitar peças que possam causar desgaste ou risco aos utilizadores, em especial crianças ou idosos, além de objetos que possam quebrar ao longo do tempo.

Em ambientes sem cobertura ou sujeitos à ação do tempo, como ventos fortes e chuvas, a decoração para jardim deverá ser escolhida levando em conta a resistência a esses fatores, para que não se deteriore ou cause danos ou coloquem em risco seus utilizadores. Em caso de materiais como a madeira, é interessante que você busque por processos de selagem ou de impermeabilização para evitar que a água os danifique, enquanto peças de metal deverão ser tratadas para que não enferrujem.

Dicas Para Decoração de Jardins

Algumas dicas simples podem facilitar o processo de como fazer paisagismo e jardinagem, sendo que estas poderão ser aplicadas nos mais diversos tamanhos de jardim, desde os jardins de inverno ou jardins em vasos, passando pelos jardins de entrada de uma residência ou em sua fachada e até a decoração de jardins de grandes proporções, pois todas elas partem de princípios básicos e comuns à jardinagem e ao paisagismo doméstico.

Você pode utilizar alimentos, compostos orgânicos como pó de café e mesmo restos de papeis picados para elaborar um composto orgânico para adubo, que poderá ser usado de maneira eficiente para a fertilização de seu jardim, o tornando mais saudável e mais forte. Também é interessante reutilizar as sementes e mudas das plantas de seu próprio jardim para fazer o replantio, o que permitirá que seu jardim esteja sempre bonito sem que você precise gastar muito dinheiro na compra de novas mudas ou sementes.

Conheça seu espaço

Antes de começar a planejar qualquer coisa para seu jardim é indispensável que você conheça o seu espaço e isso não diz respeito somente ao tamanho, mas também à qualidade da terra, inclinação do terreno e incidência solar.

Dessa forma, você poderá garantir um planejamento correto e ideal para o jardim dos seus sonhos.

Planeje o que deseja no seu jardim


Depois de conhecer o espaço é hora de saber o que você deseja ter no seu jardim: se você deseja árvores, pomares, muitas folhas ou muitas flores, por exemplo. Somente dessa forma você poderá começar a planejar quais plantas comprar e qual será a melhor combinação para seu jardim.

Aproveite o espaço

Se você tem um grande espaço disponível aposte em um jardim com mais variedade e mais itens, além de poder apostar em árvores maiores. Já se o seu espaço for reduzido não é motivo para desistir do jardim, já que basta aproveitar todo o espaço disponível, como ao criar um jardim vertical, por exemplo.

plantas bonitasárvores diversascor verdecom floressugestões da moda


Comece pelas suculentas

Para os jardineiros de primeira viagem as suculentas são as melhores opções, pois não necessitam de cuidados excessivos e possuem fácil manutenção. Essas espécies requerem rega semanal e boa incidência solar, além de garantir um visual delicado e bonito. 


Crie sua horta


Imagine ter seus temperos favoritos sempre à mão e livres de quaisquer substâncias prejudiciais à saúde: isso é o que criar sua própria horta pode fazer por você. Assim, aposte em começar a plantar seus temperos favoritos e, se desejar, expanda sua horta para legumes, verduras e hortaliças, garantindo uma alimentação mais saudável.

Regue as plantas pela manhã ou à noite

Uma das dicas de jardinagem e paisagismo mais importante é sempre regar suas plantas pela manhã ou à noite, evitando o horário do meio-dia. Isso porque as plantas absorvem melhor a água nesses dois períodos, garantindo que fiquem saudáveis.

dicas de decoraçãoseleção de fotosimagens selecionadasfotos selecionadasplantas bonitas


Faça da jardinagem um modo de relaxar

A jardinagem e o paisagismo devem se tornar um meio para que você possa se livrar do estresse do cotidiano, sendo uma tarefa prazerosa. Assim, faça com que cuidar do seu jardim seja uma recompensa no seu dia e não (mais) uma obrigação.

Curta seu jardim

O jardim deve ser mais do que apenas o conjunto de suas plantas e flores favoritas, já que o melhor jeito de você aproveitar e apreciar seu trabalho é poder curti-lo. Assim, aposte em móveis para o seu jardim, como cadeiras confortáveis, poltronas, bancos ou espreguiçadeiras.

Além disso, aposte também em itens como fontes para que você tenha um lugar para relaxar e curtir o dia, ler um livro ou apenas descansar.

fotos de jardinsimagens e dicaslindas plantas

Não se esqueça da iluminação

Seu jardim pode ser lindo durante o dia, mas sem a iluminação adequada toda a beleza do seu jardim ficará escondida à noite.

Assim, aposte em spots de luz no seu jardim para garantir que à noite o seu trabalho será igualmente belo e apreciado.

Tenha paciência

A jardinagem e o paisagismo requerem paciência e por isso para conseguir que seu jardim chegue ao seu potencial máximo é necessário que você tenha paciência para esperar que as plantas se desenvolvam e as flores surjam.

Jardinagem e Paisagismodicas de jardinagemJardinagem e Paisagismo

Procure um profissional se necessário

Seguiu todas as dicas de jardinagem e paisagismo e mesmo assim seu jardim não vingou? Está tendo dificuldades em escolher as plantas? Não tem tempo para planejar o seu jardim? Nada disso precisa ser um problema, já que você não precisa fazer tudo sozinha se não quiser ou não puder.

Dessa forma, se for necessário procure um jardineiro ou paisagista para te ajudar a alcançar o jardim dos seus sonhos.

 


Para Pensar: "Seus sonhos começam a ser realizados quando você conquista o seu espaço, o seu lugar desejado para a vida acontecer!"

E quando estiver pronto, conte com a equipe da Salles Imóveis!


Encontre seu Imóvel
PESQUISAR NO BLOG
PESQUISAR IMÓVEIS
AOS CLIENTES

Escolha o imóvel que mais se adequa ao seu perfil, o restante nós cuidamos para você!

Fale no WhatsApp