Conheça os Bairros Vianelo e Jardim Bonfiglioli

Bairros em Jundiaí - Conheça os Bairros Vianelo e Jardim Bonfiglioli - Jundiai - Itupeva - SP

Bairros VIANELO e JARDIM BONFIGLIOLI em Jundiaí - SP. 

Os bairros VIANELO e JARDIM BONFIGLIOLI se confundem em uma micro região e possuem acessos comuns, por isso podemos dizer que um é extensão do outro. São dois dos bairros mais tradicionais da cidade.

No VIANELO, existe um tradicional Rio que corta o bairro, o Rio Guapeva. Houve um tempo em que o Rio Guapeva era usado para o lazer. Era comum as pessoas nadarem e pescarem tranquilamente. Todo seu margeamento era coberto por intensa vegetação. Nem mesmo a construção da ponte da qual hoje resta apenas o arco que a sustentava, por volta de 1891, alterou esse panorama.  Monumento construído durante o ciclo ferroviário sobre o Rio Guapeva para ligar o centro da cidade à Estação Ferroviária. Ainda na segunda metade do século XIX, essa construção foi utilizada pra passagem de bondes da Cia Paulista Carril Jundiahyana. Com o passar dos anos e ampliação da cidade, a ponte foi se tornando pequena demais para suportar o trânsito de pessoas e de veículos. Hoje, resta apenas parte de sua estrutura e que simboliza uma preciosa parte do passado de Jundiaí e que ficou conhecida como a PONTE TORTA e é considerada patrimônio histórico da cidade.

A urbanização do bairro começou a ocorrer na década de 1940 quando as terras pertencentes ao Sr. Atílio Vianelo foram loteadas. Em 1957, foi inaugurado o "Mercadão", ainda hoje existente e point de encontro dos mais saudosistas. À época de sua inauguração, a idéia era a de beneficiar os pequenos produtores permitindo que vendessem diretamente seus produtos. Inicialmente, eram 15 lojas; hoje, são mais de 30. Os problemas com as constantes enchentes do Guapeva assolaram o bairro no passado e só foram contornados com a canalização do rio na década de 80.

Com relação ao JARDIM BONFIGLIOLI, O bairro leva esse nome em homenagem à família Bonfiglioli, uma das fundadoras em 1941 da antiga Companhia Industrial de Conservas Alimentícias (CICA) cuja sede original estabelecia-se no bairro.  Nos últimos anos, em função do crescimento demográfico de Jundiaí, muitos condomínios de apartamentos têm sido construídos no bairro, em especial na Rua Congo.

Suas ruas antigamente eram de paralelepípedos, pois os moradores mais antigos não aprovaram o asfaltamento para não perder as características de bairro familiar , porém com o progresso, a fim de melhorar sua infraestrutura e otimizar a segurança, todas as ruas foram asfaltadas.

Localizados no vetor Sul de Jundiaí, os bairros VIANELO e JARDIM BONFIGLIOLI englobam os seguimentos loteamentos: 

  • Vila Adolfo
  • Chácara Tavares
  • Bairro Bela Vista
  • Jardim Bonfiglioli
  • Vila Vianelo
  • Jardim Itamarati
  • Vila Moutran
  • Parque União
  • Jardim Petrópolis
  • Parque Residencial Nove de Julho
  • Vila Della Piazza
  • Jardim Cristina
  • Jardim Cica
  • Vila Pirapora
  • Jardim Bizarro
  • Jardim Messina

Levando em consideração o tipo de uso e solo permitidos para o bairro*, pode-se afirmar que existe aproximadamente 75% de ocupação residencial, 12% comercial, 7% de ocupação institucional e aproximadamente 6% de ocupação industrial.

*A porcentagem indicada pode sofrer alteração de acordo com os dados do censo do IBGE. 

O bairro ainda abriga uma Escola Estadual de ensino fundamental e médio, quatro escolas municipais de ensino infantil e fundamental, um Centro Educacional SESI, duas escolas particulares de ensino infantil, fundamental, médio e técnico. Neles ainda se localizam uma faculdade particular, uma UBS, um Hospital particular e o Hospital Universitário de Jundiaí. O destaque vai para o Jundiaí Shopping e o Terminal Rodoviário de Jundiaí que possuí linhas fretadas para dezenas de destinos no estado e fora do estado e até mesmo para fora do país. 

Tem como vizinhos os bairros Vila Arens e Vila Rami.

Se você busca boas opções de moradia nos bairros VIANELO e JARDIM BONFIGLIOLI, os destaques vão para os condomínios de apartamentos Alta Vista, condomínio Portal dos Nobres, condomínio Villagio di Roma, condomínio Palazzos, condomínio Spazzio Guarani, condomínio Spazzio Bonfiglioli, condomínio Horizontes Serra do Japi, Edifício Golden Garden, Liberty Exclusive Club, condomínio Parque Jundiaí, condomínio Piazza Messina, entre outros.

Fontes:

www.salles.imb.br

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Bonfiglioli_(Jundia%C3%AD)  

https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente

 


Para Pensar: "Seus sonhos começam a ser realizados quando você conquista o seu espaço, o seu lugar desejado para a vida acontecer!"

E quando estiver pronto, conte com a equipe da Salles Imóveis!


Encontre seu Imóvel
PESQUISAR NO BLOG
PESQUISAR IMÓVEIS
AOS CLIENTES

Escolha o imóvel que mais se adequa ao seu perfil, o restante nós cuidamos para você!

Fale no WhatsApp