Conheça o Bairro Vila Arens em Jundiaí

Bairros em Jundiaí - Conheça o Bairro Vila Arens em Jundiaí - Jundiai - Itupeva - SP

CONHEÇA O BAIRRO VILA ARENS 

O bairro da VILA ARENS é um dos bairros mais tradicionais da cidade. No passado, o bairro da Vila Arens era conhecido como "Bairro do Pito Aceso", uma clara referência ao enorme número de chaminés e fábricas que se concentravam naquele lugar. Devido a isso, a Vila Arens foi considerada o berço da industrialização da cidade. As indústrias ali se instalavam buscando a proximidade com a ferrovia. Seu nome, "Arens", é uma referência direta à fundição Arens que hoje já não existe mais. O acesso ao bairro se dava unicamente pela Rua Vigário J. J. Rodrigues. Durante décadas, a Avenida São Paulo, sua principal, foi conhecida como "Estrada da Boiada" e por ela passavam os romeiros que se dirigiam à Itatiba. Eles paravam no início da hoje avenida para dar de beber aos cavalos em um grande bebedouro que acabou sendo destruído por um acidente de carro no fim dos anos 70. Na Vila Arens também se localizava o Cine República, que hoje dá lugar à uma agência bancária.

Foi o primeiro bairro industrial de Jundiaí, instalando as primeiras fábricas da cidade a partir de 1874 e tornando-se um importante centro de produção de tecidos.
Localizado no vetor Sul de Jundiaí, o bairro Vila Arens engloba os seguimentos loteamentos: 

  • Vila Princesa Isabel
  • Jardim Merci III
  • Vila Santa Rosa
  • Vila Progresso
  • Jardim São Bento
  • Vila de Vecchi
  • Vila Nadi
  • Vila Agrícola
  • Jardim Dupre
  • Vila Santana
  • Vila Isabel Eber
  • Vila Leda
  • Vila São Bento

Levando em consideração o tipo de uso e solo permitidos para o bairro*, pode-se afirmar que existe aproximadamente 58% de ocupação residencial, 21% comercial, 7% de ocupação institucional e aproximadamente 14% de ocupação industrial.

*A porcentagem indicada pode sofrer alteração de acordo com os dados do censo do IBGE. 

O bairro ainda abriga uma Escola Estadual de ensino fundamental e médio, duas escolas municipais de ensino infantil e fundamental, quatro colégios particulares, um Centro Educacional SESI, uma escola de ensino técnico  e uma escola de educação especial APAE.

Nele ainda se localizam a Estação Jundiaí terminal da Linha 7 - Rubi da CPTM (antiga estação da São Paulo Railway/Estrada de Ferro Santos-Jundiaí), a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e o Terminal Vila Arens, um dos terminais do Sistema Integrado De Transporte Urbano (SITU) e a Igreja Nossa Senhora da Conceição. É também um importante centro comercial da cidade.

Tem Como bairros vizinhos Vila Progresso, Vianelo e Centro.

Se você busca boas opções de moradia no bairro Vila Arens, os destaques vão para os condomínios de apartamentos Art´e Prime Residence, condomínio Premiatto, condomínio Massimo Residence, condomínio Edificío Anita Garibaldi, condomínio In Design, condomínio Línea, entre outros.

Fontes:

www.salles.imb.br

https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente


Para Pensar: "Seus sonhos começam a ser realizados quando você conquista o seu espaço, o seu lugar desejado para a vida acontecer!"

E quando estiver pronto, conte com a equipe da Salles Imóveis!


Encontre seu Imóvel
PESQUISAR NO BLOG
PESQUISAR IMÓVEIS
AOS CLIENTES

Escolha o imóvel que mais se adequa ao seu perfil, o restante nós cuidamos para você!

Fale no WhatsApp