Dicas para vender bem seu imóvel

Dicas Rápidas e Curiosidades - Dicas para vender bem seu imóvel - Jundiai - Itupeva - SP

Alguns  proprietários  de  imóveis  quando  decidem  vender  suas  propriedades,  o   fazem  por  conta  própria,  mas  será  esta  a  melhor  opção?     Vender  um  imóvel  não  é  tão  simples  quanto  vender  uma  bicicleta,  uma   pessoa  que  não  atua  profissionalmente  na  área  vai  encontrar  muitas   dificuldades  operacionais,  administrativas,  jurídicas  e  financeiras  no  início,   durante  o  processo  e  no  pós-venda  correndo  o  risco  de  fazer  um  mau  negócio   ou  até  mesmo  cair  em  um  golpe.

 Felizmente  nos  últimos  anos  observamos  que  é  cada  vez  maior  o  número  de   pessoas  que  confiam  a  venda  de  suas  propriedades  a  profissionais   capacitados  e  credenciados  evitando  assim  maiores  problemas.     Mas  ainda  existem  pessoas  que  desconhecem  as  vantagens  da  participação   de  uma  imobiliária  no  processo  de  compra  e  venda  de  imóveis.

Normalmente, quem decide vender um imóvel não quer esperar muito. Afinal, a pessoa deve ter uma boa razão para querer passá-lo adiante. Independente do motivo, seja para investir ou porque o imóvel está parado e ocioso e passou a se tornar um encargo oneroso demais, o ideal é conseguir o melhor preço em um menor espaço de tempo. Isso é possível, porém é importante conhecer alguns pequenos truques para agilizar o processo e conseguir fazer uma ótima venda. Confira as dicas para a venda do imóvel ser um sucesso!

1. Todos os documentos em dia

Nem pense em colocar à venda um imóvel cuja documentação não esteja completamente em dia, pois isso só fará você perder os melhores compradores e ainda atrasará qualquer fechamento de contrato. Dívidas, pendência de documentos, processos de penhora, inventários, partilhas em divórcio. Não importa, pois você pode até julgar o problema pequeno, mas acredite: não é. Para o comprador, o imóvel que estiver com toda a documentação em dia já sai ganhando preferência; assim, providencie tudo antes de colocá-lo à venda. Ninguém gosta de problemas, ainda mais quando se está pagando tão caro por eles.

2. Preço deve ser o de mercado

Lembre que pode haver uma grande diferença entre o que você acha que o imóvel vale e o valor real dele, pois quem dita o preço é o mercado. Claro que há variações de acordo com o estado, materiais empregados, incidência de luz natural, localização, entre outros, mas esses são valores agregados que influenciam mas não determinam o valor final do imóvel. Como qualquer outro produto à venda, ele também tem concorrência. Assim, valores fora da realidade já limitarão o número de interessados.

Portanto, desista se está pensando em pedir um preço muito alto para negociar na hora das propostas. A dica é pedir a avaliação profissional de um corretor imobiliário qualificado, que dará um preço justo. Aí sim, na hora da negociação, você pode usar os valores agregados, já citados anteriormente, para justificar o seu preço.

3. O imóvel deve estar no melhor estado possível

Não tente economizar na hora de vender o imóvel! Procure deixá-lo com o melhor aspecto possível, mesmo sabendo que quem o comprar provavelmente fará obras. Pinte-o com cores neutras e claras, conserte o que for preciso, tire qualquer vestígio de mofo das paredes, substitua instalações elétricas e hidráulicas, apare a grama, refaça o jardim. Não é preciso fazer uma grande reforma, mas é necessário consertar as coisas mais urgentes e deixá-lo o mais apresentável possível.

Se na época da venda ele ainda estiver ocupado, retire objetos muito pessoais e que possam causar desconforto, como: artigos religiosos, objetos que sugerem preferências musicais e de times de futebol, por exemplo. Você ficaria surpreso em saber como há pessoas que se sentem profundamente incomodadas. E não se esqueça da limpeza, que deve estar impecável.

4. Use o que for possível a favor

Por isso, talvez o melhor seja restringir um pouco os horários de visitação. Se os inquilinos ou moradores tiverem bom gosto, a decoração pode até ajudar na venda. Há vários corretores que, quando têm oportunidade, levam pratos fresquinhos ou cozinham no local para deixar um cheirinho gostoso de alimentos pela casa. Mas cuidado, porque comidas gordurosas tendem a enjoar. O ideal são os doces assados, como biscoitos, tortas e bolos – que, inclusive, devem ser oferecidos aos visitantes.

5. Seja aberto às formas de pagamento

A intransigência não é uma boa ferramenta de vendas, por isso seja aberto e simpático às sugestões encontradas pelo cliente interessado. Estude formas alternativas de pagamento, aceite financiamentos, parcelamentos e, quem sabe, até trocas. Deixe o comprador em potencial à vontade para voltar outras vezes e avaliar melhor o espaço. Sugira modificações pontuais que melhorarão ainda mais o imóvel e cite os pontos positivos em relação aos demais, que estão sendo vendidos nas redondezas, sem desqualificar os concorrentes, mas agregando valor ao seu imóvel.

6. Contrate uma única imobiliária

Assim, você evita a famosa “bateção de cabeça”: corretores de imobiliárias diferentes ao mesmo tempo no local, o que pode ser constrangedor tanto para os profissionais quanto para os clientes, prejudicando a venda. Contrate apenas uma boa imobiliária, que conheça bem a cidade, tenha uma ótima cartela de clientes e corretores experientes. Dessa forma, você estará centralizando telefonemas, e-mails (cuja maioria, infelizmente, é de pessoas que não têm condições reais de comprar seu imóvel) e também a marcação das visitas.

Lembre-se que quando mais de uma imobiliária trabalham em um mesmo projeto, nenhuma acaba trabalhando direito – até por medo de chegar lá e o imóvel já ter sido vendido ou de ter o cliente roubado pela outra após a visitação. Verifique a idoneidade da imobiliária e deixe nas mãos delas por um período entre 90 e 120 dias.

7. Use os meios adequados de divulgação

Não dá para esperar o cliente perfeito cair do céu. É preciso ter iniciativa! Há vários sites de corretagem de imóveis onde ele pode ser divulgado. Mas, se você já colocou-o em uma imobiliária, certifique-se que ela tenha forte presença online para alcançar seu público-alvo. O ideal é escolhê-la de acordo com a região do imóvel, pois ela estará mais apta a captar os melhores clientes.

8 - Etapa importantíssima - Conclusão da Venda e Pós-venda

 A  Imobiliária  e  Corretor  de  Imóveis  tem  a  responsabilidade  junto  aos  vendedores  de   conduzir  todo  processo  até  a  liberação  e  recebimento  de  todos  os  valores  devidos   pelos  compradores,  e  os  honorários  só  deverão  ser  pagos  nesta  oportunidade.     Evite  aborrecimentos  e  prejuízos  financeiros,  procure  uma  imobiliária  competente  para  intermediar  a  sua  transação  de  compra  e  venda.  Você  só   tem  a  ganhar.

 


Salles Imóveis - Confiança e Credibilidade
Atendimento ao Cliente
(11) 4525-0267 (11)95201-8623

Para Pensar: "Seus sonhos começam a ser realizados quando você conquista o seu espaço, o seu lugar desejado para a vida acontecer!"

E quando estiver pronto, conte com a equipe da Salles Imóveis!


Encontre seu Imóvel
PESQUISAR NO BLOG
PESQUISAR IMÓVEIS
AOS CLIENTES

Escolha o imóvel que mais se adequa ao seu perfil, o restante nós cuidamos para você!

Fale no WhatsApp